Vacinação dos professores da PB pode ser iniciada antes da volta às aulas presenciais

Secretário de Saúde diz que estado receberá lote da CoronaVac no fim de semana.

Foto: Ilustração
Foto: Divulgação

A Paraíba deverá receber até o próximo sábado (6) um novo lote com 55 mil dose da vacina Coronavac, fabricada pelo Instituto Butantan. De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Geraldo Medeiros, em entrevista à TV Cabo Branco, as doses serão utilizadas para imunizar  70% dos idosos previstos no Plano. O restante, segundo ele, será destinado a complementar a vacinação dos trabalhadores de saúde do estado, além de uma parcela dos professores.

“Receberemos a vacinação, acredito que na sexta-feira (5), no máximo no sábado, de novas doses do Butantan. Em todo o país serão distribuídas 3,2 milhões de doses. Quando chegarem, imediatamente vamos separá-las e distribuí-las aos 223 municípios paraibanos”, explicou Geraldo Medeiros.

De acordo com o secretário de estado da saúde Geraldo Medeiros, a vacinação é uma reivindicação dos professores para que o ano letivo com 30% dos alunos em formato presencial possa ser iniciado. Ele explicou que o pedido ainda está sendo analisado, mas que a decisão final é da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), formada por secretários municipais de saúde. Uma reunião deve acontecer ainda esta semana, antes da chegada dos novos lotes, para que a decisão seja divulgada.

Ele explicou que, neste primeiro momento, terão prioridade os professores que atuam na Educação Infantil e Ensino Fundamental I, já que eles serão os primeiros a retornar às salas de aula, a partir do dia 1º de março.

Na Paraíba, há 55.828 trabalhadores da Educação do Ensino Básico, incluindo os que atuam em creche, pré-escolas, ensino Fundamental, Ensino Médio, Profissionalizantes e EJA, de acordo com o novo Plano de Vacinação, divulgado nesta segunda-feira (1º), que incluiu as grávidas e lactantes. Com isto a Paraíba passou a ter 1,3 milhões de pessoas a serem imunizadas como prioridade.

 

Volta às aulas

 

O governo da Paraíba liberou a retomada das aulas presenciais a partir de 1º de março na rede estadual de ensino e também na rede privada. O plano de retomada foi anunciado nesta segunda-feira (1º) pelo governador João Azevêdo (Cidadania).

O retorno dos alunos vai acontecer dentro de um modelo de ensino híbrido. Neste primeiro momento, estão liberadas os alunos do ensino infantil, anos iniciais do ensino fundamental e de cursos preparatórios. com 30% da capacidade de alunos de forma presencial e 70% no formato remoto.