HU de João Pessoa passa a oferecer tratamento com plasma sanguíneo

Hospital é o único da rede pública estadual a fornecer a plasmaférese terapêutica.

Foto: Divulgação
HU de João Pessoa passa a oferecer tratamento com plasma sanguíneo
Foto: Divulgação

Um procedimento de alto custo com uso de plasma sanguíneo, a plasmaférese terapêutica, passará a ser oferecido em João Pessoa, por meio do Hospital Universitário Lauro Wanderley, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Antes, os pacientes que precisavam se submeter a este procedimento se deslocavam para Pernambuco.

A plasmaférese é um tipo de tratamento de alto custo, que filtra elementos responsáveis pelo desenvolvimento de doenças no plasma. Atualmente, este procedimento é oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SES) em poucas unidades hospitalares, e o primeiro paciente tratado com plasma na Paraíba se submeteu ao procedimento no último dia 1º de fevereiro, no HULW.

“Na paraíba, o procedimento não era realizado em nenhum hospital público e os pacientes eram transferidos para Pernambuco. Isso gerava vários transtornos, desde econômicos, dificuldade de conseguir vaga para o paciente no estado vizinho, bem como a impossibilidade de transferir o paciente devido à gravidade de seu caso, uma vez que alguns encontravam-se em ambiente de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), por exemplo”, explicou a médica nefrologista, Cristianne da Silva Alexandre. 

 Agora, o HULW deve se tornar referência estadual no atendimento para plasmaférese terapêutica, recebendo pacientes de outras unidades de saúde. Pessoas com doenças reumatológicas, nefrológicas, neurológicas e hematológicas.