PB tem apenas três municípios em classificação verde, aponta avaliação do Plano Novo Normal

Novo relatório foi divulgado neste sábado pela SES.

PB tem apenas três municípios em classificação verde, aponta avaliação do Plano Novo Normal
Reprodução/SES-PB

A 18ª avaliação feita pelo Plano Novo Normal, do governo da Paraíba, divulgada neste sábado (6), apontou que os municípios de Natuba, Mogeiro e Baía da Traição são os únicos do estado a estarem com mobilidade livre, por se enquadrarem na bandeira verde de restrição das medidas preventivas do novo coronavírus.

O levantamento também indicou que 89% das cidades paraibanas estão classificadas na cor amarela, o que representa 189 municípios paraibanos. A bandeira amarela representa restrição moderada.

Já na bandeira laranja se encontram 22 cidades, que orienta os municípios classificados a terem mobilidade restrita. Nenhuma cidade se enquadra na classificação vermelha.

Se comparado esses dados à última avaliação divulgada há 15 dias, os números representam que três municípios passaram da bandeira verde para a bandeira amarela. Seis municípios tiveram transição da bandeira amarela para a bandeira laranja e foram registradas três transições da bandeira amarela para a bandeira verde, que teve sua participação mantida em 3% dos municípios paraibanos. Desta forma, três cidades paraibanos transitaram da bandeira laranja para a bandeira amarela.

A Secretaria de Saúde do Estado (SES) lembra que entre os dias 12 e 17 de fevereiro de 2021, que seria o feriado de carnaval, haverá suspensão do ponto facultativo nos serviços públicos estaduais, bem como limitação do funcionamento de bares e restaurantes até as 23h.

A decisão de suspender o ponto facultativo de carnaval tem o objetivo de diminuir os efeitos negativos vinculados ao alto potencial para geração de aglomerações das festividades carnavalescas, cuja realização está vedada pela autoridade sanitária estadual e pelo Governo do Estado da Paraíba.

Cobertura Vacinal na Paraíba

A Paraíba iniciou a vacinação para a Covid-19 no dia 19 de janeiro e, neste momento, é o 9º Estado da Federação com maior registro de doses aplicadas em 06/02/2021, segundo informações da autoridade sanitária federal. De acordo com a SES, até este sábado (6) tinham sido aplicadas 63.476 doses em todo o estado.