TRT da Paraíba tem novo desembargador

Nomeação de Wolney de Macedo Cordeiro foi publicada nesta terça-feira (20) no Diário da União.

A presidente Dilma Rousseff (PT) nomeou o juiz Wolney de Macedo Cordeiro como novo desembargador do Tribunal do Trabalho da Paraíba. A nomeação foi publicada na edição desta terça-feira (20) do Diário Oficial da União.

Wolney Cordeiro é juiz titular da 5ª Vara do Trabalho de João Pessoa e assume a
vaga de desembargador criada pela Lei nº 12.422 de 16 de junho de 2011. A lista tríplice para a escolha do novo desembargador foi definida pelo Tribunal Pleno, onde constava, ainda, os nomes das juízas Margarida Araújo da Silva e Herminegilda Machado.

A lista foi enviada pelo presidente do TRT, desembargador Paulo Maia Filho, ao presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ministro João Oreste Dalazen. Depois seguiu para o Ministério da Justiça e, finalmente, para a presidente Dilma Rousseff, que fez a escolha pelo critério de merecimento.

A nomeação do novo desembargador encerra o processo de preenchimento das duas novas vagas criadas para o TRT da Paraíba, que tinha oito e passará a ter 10 desembargadores. Na outra vaga tomou posse no ano passado o desembargador Eduardo Sérgio de Almeida, pelo critério de antiguidade. A data de posse do novo desembargador ainda não definida.

Breve perfil

Wolney de Macedo Cordeiro tem 43 anos, é casado e tem três filhos e um neto. É filho de Airton Cordeiro e Maria Delza de Macedo Cordeiro. Bacharel e mestre em Direito pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), foi aprovado em concurso público para Juiz Substituto do TRT da 6ª Região (Pernambuco), onde exerceu o cargo no período de 1991 a 1992. Foi removido por permuta para o TRT da Paraíba e atuou nas Varas do Trabalho de Picuí, Taperoá, Guarabira e Mamanguape.
Assumiu a titularidade da 5ª Vara do Trabalho de João Pessoa em 2004, onde permanece até
hoje.

O magistrado possui várias atividades de docência na graduação e pós-graduação como professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), professor do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê) e professor de cursos preparatórios e de especialização da Escola Superior da Magistratura Trabalhista (Esmat 13). Possui vários textos jurídicos publicados em obras coletivas e artigos publicados em revistas especializadas e periódicos jurídicos.