MP pede impugnação de 13 candidaturas em Sousa

Pedidos de impugnação apresentados pelo Ministério Público corresponde ao município de Sousa e cidades da região.

O Ministério Público apresentou até ontem treze pedidos de impugnação contra candidatos e coligações que disputam o pleito deste ano em Sousa e mais oito municípios da região. Mas esse número pode aumentar hoje, quando acaba o prazo para pedido de impugnações na 63ª Zona Eleitoral, que abrange sete cidades do Sertão. O período para mover esses pedidos na 35ª Zona Eleitoral, que compreende Sousa e Marizópolis, já terminou.

Os pedidos de impugnação de candidaturas foram impetrados pelos promotores Walfredo Alves Teixeira e Fernando Andrade e serão analisados pelos juízes José Normando Fernandes e Ieda Maria Dantas, titulares da 63ª e da 35ª Zonas.

Em Sousa, o embate fica entre o diretório municipal do PT e o diretório estadual do partido. O diretório local pediu a impugnação da coligação ‘Unidos por Sousa I’ que defende Coligação com o candidato André Gadelha (PMDB), e o diretório estadual pediu a impugnação da coligação ‘Sousa Para Todos’ que afasta essa possibilidade.

Nas cidades de Vierópolis, Lastro, Aparecida e Nazarezinho, os pedidos de impugnação foram feitos contra candidatos ao cargo de vereador por motivos como falta de quitação eleitoral e problemas com filiação partidária.

Em Marizópolis, o MP pediu a impugnação da candidatura à reeleição do prefeito José Vieira da Silva (PTB). O pedido foi feito com base na reprovação de contas pelo TCE, convênios reprovados pelo TCU e condenação pelo TJPB. Já a coligação liderada pelo prefeito José Vieira pediu a impugnação de dois candidatos a vereador da oposição. Coligações também foram alvo de ações da promotoria em São Francisco, Lastro e São José da Lagoa Tapada.