Ricardo realiza primeira minirreforma de 2013

Mudanças aconteceram em diversas pastas e órgãos do Estado; nomeações foram publicadas no Diário Oficial.

O governador Ricardo Coutinho aproveitou o fim da primeira semana de 2013 para promover mudanças na equipe de auxiliares. As pastas modificadas foram as da Administração Penitenciária, Recursos Hídricos, Desenvolvimento Humano e em órgãos como a Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), Departamento de Trânsito da Paraíba (Detran-PB), Fundação de Ação Comunitária (FAC) e do Instituto de Desenvolvimento Municipal e Estadual (Ideme). As nomeações foram publicadas no Diário Oficial do Estado de ontem.

A maior mudança ocorreu na FAC, com a saída de Severino Ramalho Leite, que deixa a presidência do órgão para assumir o cargo de assessor particular do governador, atuando diretamente no gabinete do governador Ricardo Coutinho. No lugar de Ramalho Leite assume o poeta Laureci Siqueira dos Santos, que estava respondendo como secretário executivo da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano. O cargo de Lau Siqueira na pasta, no entanto, continua em aberto.

O ex-presidente do PCdoB Cristiano Zenaide foi exonerado do cargo de secretário executivo do Meio Ambiente, dos Recursos Hídricos e da Ciência e Tecnologia, para assumir o cargo de secretário de Esporte do município de Cabedelo. Apesar da prefeitura de Cabedelo estar sendo conduzida pelo prefeito Luceninha, que é do PMDB, Zenaide disse que a aliança com o governador Ricardo Coutinho não deve enfrentar problemas.

“Ainda estamos aliados e pretendo continuar, até porque vamos buscar parcerias com o governo do Estado e com o governo federal”, afirmou. O governador Ricardo Coutinho ainda não indicou um substituto para a vaga de Zenaide
Na diretoria de Operações da FAC quem assume é o sindicalista Flávio Moreira, que estava ocupando o cargo de diretor administrativo do Detran. O seu lugar será ocupado por Edinaldo Ribeiro Soares, que foi secretário municipal da Receita na gestão de Ricardo Coutinho como prefeito de João Pessoa.

Outra ex-auxiliar da gestão de Ricardo Coutinho na Prefeitura de João Pessoa que foi absorvida é Nézia Gomes, ex-secretária municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, que foi nomeada para o cargo de chefe de gabinete da Secretaria de Estado da Comunicação (Secom), pela qual já respondia interinamente desde a posse da secretária de Comunicação, Estela Bezerra.

Na Secretaria de Administração Penitenciária do Estado foi nomeado o delegado Walber Virgolino da Silva Ferreira.

Concursado, Walber Virgolino é delegado da Polícia Civil da Paraíba desde 2003. Recentemente exercia o cargo de corregedor do Detran, onde conseguiu desvendar vários casos de corrupção, inclusive com prisões até de servidores do órgão.

O cargo era ocupado interinamente pelo coronel Washington França, que não foi aproveitado na equipe do governador do Estado.

No Ideme, quem saiu foi o superintendente adjunto José Jesus Maurera Martinez, cunhado do deputado José Aldemir (PEN), que rompeu com o governador Ricardo Coutinho em virtude do posicionamento contrário ao governo do Estado em votação de projeto da Mesa Diretora da Assembleia que alterou o Regimento Interno da Casa. O cargo de superintendente do Ideme permanece vago. Já Ana Maria de Araújo Torres Pontes perdeu o cargo de diretora-presidente da Aesa. Em seu lugar, foi nomeado Moacir Barbosa da Veiga Filho.