Filiados do PT que ainda têm cargos na prefeitura de JP terão que se decidir logo

O presidente estadual do partido, Charliton Machado, deixou claro que quem não deixar a prefeitura será expulso do partido. Prazo será definido nesta terça.

Após a desfiliação do prefeito Luciano Cartaxo do Partido dos Trabalhadores (PT) e filiação ao PSD, o rumo partidário de três auxiliares que são filiados ao PT, continua incerto: o superintendente da Autarquia Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), Lucius Fabiani, disse que fica no governo, mas não quer sair do partido; o secretário adjunto de comunicação, Anderson Pires, também afirmou que continua na Secretaria de Comunição do município e se mantém na legenda; já o secretário de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Hildevânio Macedo, tem evitado falar no assunto.

Na prefeitura de João Pessoa desde 2009, quando Ricardo Coutinho era prefeito, Fabiani diz que o cargo que ocupa não deve ao PT, já que foi indicado por Luciano Agra e não pelo partido. "Vou conversar com o partido, o estatuto me permite tirar licença, seria uma alternativa. Se o PT achar que não devo, talvez eu até me desfilie, mas eu não queria, a não ser que o PT me force", ressaltou.

Anderson Pires disse estar aberto ao diálogo, mas destacou a posição de não sair do partido. "Vou continuar o trabalho iniciado na Secom com base nesses princípios. A decisão do PT de sair do governo é legítima. Quando for necessário vamos debater", ressaltou.

A reportagem tentou falar com Hildevânio Macedo várias vezes por telefone, sem sucesso. Hildevânio comanda uma secretaria importante para a gestão, responsável, inclusive, pela intervenção da Lagoa – obra considerada por Cartaxo uma marca da gestão.

Dos oito secretários que integravam o primeiro escalão da gestão, quatro entregaram os cargos. Giucélia Figueiredo, da Secretaria das Mulheres; Jackson Macedo, do Orçamento Participativo; Éder Dantas, da Transparência; e Marta Moura, do Desenvolvimento Social. Adalberto Fulgêncio, que responde pela Articulação Política, e Geraldo Amorim, da Segurança, deixam o partido.

Reunião para definir prazo de saída

O Diretório Municipal do PT em João Pessoa se reúne na noite desta terça-feira (22), na sede do partido, para avaliar a nova conjuntura e os rumos que a legenda terá com a saída do prefeito Luciano Cartaxo, além de deliberar sobre novas eleições. Na ocasião, o partido deverá estipular um prazo para que os filiados que integram o governo municipal entreguem os cargos. De acordo com o presidente estadual do PT, Charliton Machado, aqueles que não atenderem a esta resolução serão expulsos do partido.

O secretário de Organização do PT, Jackson Macedo, garante que muitos petistas do segundo e terceiro escalão já entregaram os cargos, embora não saiba precisar quantos. Entre eles estão secretários adjuntos e a diretora da TV Cidade, Zeze Bechade.