“Lava Jato foi um divisor de água no Brasil”, afirma delegado da Polícia Federal

Resultados obtidos pela operação serão debatidos nesta sexta-feira (20), na capital, em encontro realizado pela Associação Nacional dos Delegados da PF

Em passagem pela Paraíba para participar do Simpósio ‘Polícia Federal Contra a Corrupção – Operação Lava Jato’, que será realizado nesta sexta-feira (20), na capital, o delegado Alexandre Isbarrola (PF-DF), disse que a cooperação da Justiça ao trabalho da Polícia federal, inclusive, na investigações do governo do PT, foi um “divisor de águas no Brasil”. “Sobretudo para a percepção da sociedade de que nosso trabalho, fruto do amadurecimento da polícia, não se encerra na investigação”, afirmou, em entrevista à rádio CBN, na manhã desta sexta-feira.

Alexandre Isbarrola também questionou a extinção da Controladoria Geral da União (CGU) pelo presidente em exercício, Michel Temer (PMDB). “Ela é uma das principais parceiras da PF nos trabalhos de investigação da corrupção. Fazemos votos que seja só uma mudança de nome. Eles criaram uma série de ferramentas e uma expertise de investigação importantíssima”, comentou.

O Simpósio, que é promovido pela Associação Nacional dos Delegados da Polícia Federal (PF), com o apoio da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB) e da Fesp Faculdades, acontece no Espaço Gospel, localizado na avenida Ruy Carneiro, em Brisamar, das 18h às 22h. Isbarrola disse que o objetivo do encontro é dar conhecimento à sociedade civil e à comunidade acadêmica das atribuições das atividades e métodos de investigação da Polícia Federal, sobretudo na rede montada para lesar os cofres da Petrobras. 
 
Além de Isbarrola,  que irá falar sobre o combate à corrupção, também palestram os delegados Felipe Leal (PF-DF), com uma palestra sobre o combate ao crime organizado; Gustavo Souza (PF-DF), que irá tratar dos métodos de investigação da polícia; Carlos Sobral (PF-DF), falando da autonomia da Polícia Federal; e o Eduardo Mauat (PF-PR) que, por fim, irá apresentar as estratégias da Operação Lava-Jato.