ALPB pretende denunciar ao MPF acúmulo de lixo em ruas de Santa Rita

Em conjunto com a Cagepa e Sudema, comissão da Casa constatou a situação durante fiscalização na manhã desta terça-feira (24)

Montanhas de lixo espalhados, acúmulo de detritos no entorno de um posto de saúde, além de pneus e materiais de construção jogados às margens de rios e mananciais. Esta foi a situação encontrada em uma inspeção realizada na manhã desta terça-feira (24) em ruas de Santa Rita, na Região Metropolitana de João Pessoa, por uma comissão da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), em conjunto com a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) e a Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema).

“A situação é bem pior do que imaginávamos. É um verdadeiro caos. O lixo tomou conta da cidade, a população está à mercê da sorte e ficando doente por causa da proliferação de mosquitos oriundos do acumulo de sujeira, os rios e mananciais estão sendo poluídos por causa do descarte criminoso de toneladas de lixo em seus leitos e a ALPB não pode ficar omissa e calar diante de uma situação tão dramática como essa”, declarou o deputado Jeová Campos, que preside a Comissão de Desenvolvimento, Turismo e Meio Ambiente.

Segundo o parlamentar, o próximo passo será a realização de uma audiência pública, com data a ser definida, com participação de agentes públicos e privados interessados na questão, a fim de subsidiar a formalização de uma denúncia junto aos órgãos competentes, inclusive, ao Ministério Público Federal.

Em contanto com alguns moradores dos bairros do Centro, Várzea Nova, Jardim Planalto e Bairro Popular, o grupo que fez a inspeção tomou conhecimento de que o município não tem coleta regular de lixo domiciliar já há algum tempo e que, há pelo menos um mês, a prefeitura não faz a coleta dos resíduos que se acumulam nas ruas e até em frente das casas, postos de saúde e escolas.

Para repercutir a questão, a reportagem do JORNAL DA PARAÍBA entrou em contato na tarde desta terça com a Secretaria de Comunicação da prefeitura de Santa Rita, contudo as ligações não foram completadas.