Eleitor vai poder fiscalizar eleições 2016 através de aplicativo

Aplicativo gratuito será lançado em agosto pela Justiça Eleitoral; estratégia é que o próprio cidadão atue como fiscal dos candidatos. 

Os eleitores insatisfeitos com os crimes eleitorais praticados por candidatos, nas eleições municipais deste ano irão contar com uma ferramenta eficiente para denúncias à Justiça Eleitoral. Foi o que garantiu o secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), George Bezerra Cavalcanti, durante a primeira reunião para tratar da segurança das Eleições 2016. O encontro ocorreu na manhã desta sexta-feira (10), na sede do TRE. 

Segundo Bezerra, o novo aplicativo deve ser lançado no mês de agosto, quando estará disponível para download, gratuitamente, na Apple Store e Google Play. A plataforma foi desenvolvida por técnicos do TRE da Paraíba a pedido do Tribunal Superior Eleitoral, que fará o lançamento nacional em data ainda não definida. “É o próprio eleitor sendo fiscal da eleição”, resumiu. 

Nas eleições 2014, o TRE havia lançado um aplicativo similar, chamado Pro-TRE, que permitia aos usuários de celular e outros dispositivos móveis que tenham conexão com internet, como iPad e tablets Android, enviassem fotos que registrem indícios de propaganda eleitoral irregular. 
 
A diferença do novo aplicativo, que ainda não tem nome, com os dispositivos criados em eleições anteriores, explicou o secretário de TI, é que o cidadão poderá encaminhar fotos, vídeos e áudios direto do aplicativo com denúncias de irregularidades nas eleições. “Todas as denúncias enviadas pelo aplicativo serão recebidas pela Ouvidoria do TRE, que se encarregará de repassar o material para o juíz competente para as devidas providências”, explicou. 
 
No encontro, a assessora de planejamento estratégico do TRE-PB, Suênia Bernardo, apresentou a minuta da logística do esquema de segurança a ser utilizado nas Eleições Municipais deste ano. Participaram do encontro os representantes do Exercito Brasileiro, da Polícia Militar, da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal, do Corpo de Bombeiros e da Secretaria da Segurança Pública. “Apresentamos um diagnóstico para as eleições, com algumas esteatíticas que facilitem o trabalho das forças de segurança. O importante é que cada um faça o seu planejamento e a gente faça esse alinhamento”, comentou Suênia Bernardo. 
 
O presidente do TRE-PB, José Aurélio da Cruz, acredita que o trabalho de planejamento estratégico deva proporcionar a realização de mais uma eleição segura e tranquila na Paraíba.