Luciano Huck e empresários criam fundo para apoiar candidatos

Grupo deve anunciar ‘Fundo Cívico’ na próxima semana. 

Um grupo de empresários deve anunciar na próxima semana a criação do chamado “Fundo Cívico”. O objetivo da iniciativa é oferecer bolsas de estudo para pessoas interessadas em se candidatar ao Legislativo nas eleições de 2018. Entre os integrantes do grupo, estão Eduardo Mufarej, sócio da Tarpon Investimentos e presidente da Somos Educação S.A., além do publicitário Nizan Guanaes, o ex-presidente do Banco Central Arminio Fraga, o empresário Abílio Diniz e o apresentador de TV Luciano Huck.

A intenção, conforme o colunista do jornal O Globo Lauro Jardim, é tentar eleger de 70 a cem deputados federais na próxima eleição. Apesar disso, a assessoria do projeto ressaltou que “os detalhes ainda estariam sendo discutidos”. Outra informação divulgada foi que a ação terá um caráter apartidário, tendo a possibilidade de influenciar diversas legendas.

De acordo com o colunista, embora não exista critério de seleção definido, os contemplados com a bolsa devem estar alinhados com premissas generalistas – defesa da ética, da sustentabilidade e da responsabilidade fiscal. Eles deverão ser acompanhados por uma espécie de corpo docente.

Ainda não se sabe se haverá financiamento da campanha eleitoral de seus bolsistas. Em 2015, o Supremo Tribunal Federal (STF) vetou o financiamento empresarial de campanhas eleitorais. Segundo informações preliminares, haverá doação dos empresários, como pessoas físicas e não jurídicas, para o fundo. A iniciativa foi criticada nas redes sociais.

Candidato à presidência

Luciano Huck, um dos integrantes do grupo, já vem sendo cortejado para concorrer à Presidência da República em 2018. Ele teve encontro com líderes do DEM no Rio na semana passada para tratar de uma possível filiação à sigla.

Huck também vem sendo cortejado por outras legendas, entre elas o PSDB, partido do seu amigo declarado, o senador Aécio Neves (MG). O Partido Novo também está buscando contato com o apresentador.