OAB-PB cria comissão de moda e é criticada por advogados

Comissão vai debater o chamado Fashion Law. Paulo Maia disse que críticas são naturais.

A Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Paraíba (OAB-PB) agora conta com uma Comissão de Moda. A ideia não é colocar os profissionais no ‘estilo’, e sim discutir questões do Direito relativas à indústria da moda, o chamado ‘Fashion Law’. Alguns advogados paraibanos não gostaram da novidade e usaram as redes sociais para criticar a nova comissão .

A Comissão de Direito da Moda foi criada a partir de um ato do presidente da OAB-PB, Paulo Maia , publicado na quinta-feira (9). “Esta comissão já existe em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Nela são discutidas grandes questões, como concorrência desleal, parasitismo, proteção do design, meio ambiente, relações de trabalho, todas as vertentes que surgem na criação da moda”, explicou Maia, em entrevista à rádio CBN João Pessoa.

O presidente da OAB-PB destacou que o ‘Fashion Law’ é um novo nicho de mercado que se abre para a advocacia. “A OAB da Paraíba enxergou isso, criando para os advogados a possibilidade de enveredar nesse novo mundo do Direito empresarial”, pontuou.

Nas redes sociais, a nova comissão foi alvo de críticas e piadas por parte de advogados. “Comissão de Direto de Moda OAB-PB. Tem ouvidora e tudo. Sem mais para o momento”, publicou uma profissional. “Pobre OAB-PB”, disse outro advogado ao falar do assunto.

Paulo Maia disse que vê com naturalidade a reação de alguns advogados para a nova comissão, e que ela seria fruto da “ignorância” pelo fato de estes não conhecerem a nova vertente. “O Direito é um fenônemo social extremamente volátil, mutante e muito rápido. É preciso estar sintonizado com as mudanças, para que possa entender e já se adaptar a elas e poder enfrentá-las de maneira consciente, objetiva e profissional”, completou.

A nova comissão vai ser presidida pela advogada Carla Juliana, tendo Mônica Lúcia Cavalcanti como vice-presidente, Nevita Maria Franca como secretária executiva, e Karina Pinto Brasileiro como ouvidora.

Carla Juliana também usou as redes sociais para falar sobre o assunto e comemorar o novo posto. “Fortaleceremos questões de consumo, direito à imagem, proteção de criações, sustentabilidade, proteção de marcas, dentre outros temas relevantes, abordados no ramo do Direito da Moda na Paraíba. Muito feliz!”, disse.