Ex-deputado Aloysio Pereira morre em João Pessoa aos 95 anos

Corpo do ex-deputado vai ser sepultado na sexta-feira (25) em João Pessoa.

Ex-deputado Aloysio Pereira morre em João Pessoa aos 95 anos
Filho do Coronel Zé Pereira, de Princesa Isabel, Aloysio Pereira (foto) exerceu seis mandatos de deputado estadual na PB

A política da Paraíba está de luto. O ex-deputado Aloysio Pereira Lima morreu, aos 95 anos, nesta quinta-feira (24), em sua casa em João Pessoa. O corpo está sendo velado, na Central São João Batista, no centro da capital do Estado. O sepultamento será realizado às 10 horas desta sexta-feira (25), no Cemitério Senhor da Boa Sentença, no Varadouro.

De acordo com José Pereira Lima Neto, filho do ex-deputado, Aloysio era diabético e hipertenso e havia se submetido a sete cirurgias, portava um marca-passo, recebeu cinco stents e sofreu também com um câncer de próstata. Aloysio era filho do coronel Zé Pereira, de Princesa Isabel, no Sertão da Paraíba.

Foi a quarta morte de um político paraibano em 11 dias. No dia 13 deste mês, faleceu, em Campina Grande, o deputado federal Rômulo Gouveia, vítima de infarto. No dia 15, morreu o vereador campinense Lula Cabral, vítima de câncer. No dia 16, foi a óbito, o ex-prefeito de Jacaraú, Virgílio Ribeiro da Silva Filho.

O governador Ricardo Coutinho decretou luto oficial de três dias pela morte de Aloysio Pereira.O decreto vai ser publicado no Diário Oficial do Estado no sábado (26).

História

Aloysio Pereira era médico formado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em 1948. Em 1949, foi nomeado assistente técnico da direção do Hospital dos Servidores do Rio de Janeiro, onde também ocupou, em 1950, a chefia do Serviço de Arquivo Médico e Estatístico.

Foi deputado estadual, eleito pela primeira vez em 1958. Foi reeleito sucessivamente em 1962 e 1966.  Em 1970, não pleiteou a reeleição para a sua quarta legislatura, deixando a atividade parlamentar, temporariamente, voltando a atuar na área da Medicina. Em 1979, foi convidado pelo então governador Tarcísio de Miranda Burity para ocupar a Secretaria de Saúde do Estado. Em fevereiro de 1982, teve de se afastar, por força da Lei Eleitoral, para se candidatar a deputado estadual. Mais uma vez, foi eleito para exercer a sua quarta legislatura, sendo reeleito em 1986.

Como secretário de Saúde, entre 1979 e 1982, construiu hospitais, instalou postos de saúde e deu ênfase à medicina preventiva em mais de 130 municípios paraibanos. Prestou assistência a inúmeras famílias, quando diretor do Hospital Alcides Carneiro, em Campina Grande.