Suspeita de Alzheimer: prefeito confunde número de filhos em depoimento ao MP

Cosme Gonçalves reconhece que memória oscila por estar abalado emocionalmente por conta da morte da mãe.

Suspeita de Alzheimer: prefeito confunde número de filhos em depoimento ao MP
Prefeito Cosme Gonçalves se compromete com a se submeter a exame de sanidade mental

Durante a instrução da Notícia de Fato pelo Ministério Público de que estaria acometido do Mal de Alzheimer, o prefeito municipal de São João do Cariri, Cosme Gonçalves de Farias (DEM), de 62 anos, foi ouvido pelo promotor de Justiça, José Bezerra Diniz. A Reportagem do Jornal da Paraíba teve acesso ao teor do depoimento prestado, na sexta-feira (12).

O promotor fez várias perguntas ao prefeito, a exemplo do endereço do local onde ele trabalhava e o dia da festa da padroeira da cidade, entre outras. Parte das perguntas foi respondida corretamente. Todavia, ao ser questionado quantos filhos têm e o sexo deles, Cosme se “atrapalhou”. Inicialmente revelou tinha três filhos homens. Instantes depois, retificou a informação. Disse que era pai de um casal (um homem e uma mulher). O próprio gestor reconheceu que está sofrendo oscilações de memórias.

Em sua declaração ao MPPB, o prefeito disse ainda que “repudia os fatos noticiados, que não passam de boados de rua e fofocas; que realmente ficou abatido emocionalmente e sentimentalmente, pela perda de sua mãe”.

Exame de sanidade

Diante da declaração e para apurar se o prefeito está com a saúde mental comprometida, o MPBB fez recomendações. Cosme “se comprometeu de se submeter a exames médicos mais específicos, a respeito do seu esquecimento, pois reconhece que sua memória anda oscilando”. O prefeito terá o prazo de 20 dias para apresentar os laudos médicos.

Representação

O promotor de Justiça José Bezerra Diniz abriu um procedimento, por meio da Notícia de fato, para apurar a representação de Geovânia Farias Souza. Na representação feita ao MP, Geovânia Farias Souza denuncia que, diante da doença de Cosme Gonçalves, “quem está administrando o Município seria a esposa com irmãos, filhos, sobrinhas do prefeito e etc. Ou seja, quem foi eleito foi o prefeito Cosme, mas quem administra de fato o Município é sua família e principalmente a sua esposa Socorro Ferreira”.

Ainda no documento, Geovânia diz que a população está prejudicada, pois “o povo não sabe a quem procurar e serviços essencial tem deixado de ser prestado em todos os setores do governo, especialmente na saúde, a exemplo do atendimento ao meu filho”, descumprindo inclusive uma sentença judicial.

Ela acrescenta, na representação, que procurou o prefeito Cosme, mas ele não a conhece, “mesmo (nós) sendo vizinhos há quase 30 anos”, afirma Geovânia. Segundo ela, o prefeito saiu recentemente sozinho de casa para caminhar e se perdeu.