Após desabastecimento, 10 empresas e duas cooperativas irão fornecer merenda em Campina Grande

Pelo menos 9 creches registraram falta de merenda. Educação passou a usar Pregão Eletrônico. Confira a lista das empresas

Após desabastecimento, 10 empresas e duas cooperativas irão fornecer merenda em Campina Grande
Foto: Arquivo Jornal da Paraíba

O início do ano letivo, em Campina Grande, começou com falta de merenda em algumas creches municipais. Pelo menos 9 unidades tiveram problemas. É que os processos licitatórios para a contratação de novas empresas, que irão fornecer os alimentos, só foram encerrados na última sexta-feira (28) e o estoque que restava do ano anterior não foi suficiente.
Através de Pregão Eletrônico, a Secretaria de Educação do município contratou 10 empresas e duas cooperativas que ficarão responsáveis pela merenda de creches e escolas até o fim deste ano. A distribuição de merenda escolar foi o alvo da ‘Operação Famintos’ ano passado, que identificou fraudes em licitações e empreendimentos de ‘fachada’ realizando esse tipo de serviço.
A distribuição dos alimentos teve início hoje e a expectativa é de que até o fim da semana todas as unidades estejam com estoques normalizados. “O processo licitatório já foi resolvido e tivemos a retomada do fornecimento dos insumos nas unidades onde já havíamos feito todo o trabalho de adaptação de cardápio para não inviabilizar o funcionamento”, explicou o secretário de Educação de Campina Grande, Rodolfo Gaudêncio.
Análise
A demora é ruim para os estudantes. Não há justificativa para o atraso. As licitações deveriam ter sido realizadas com antecedência, para evitar o problema –  até porque todos sabiam que o novo ano letivo chegaria e, com ele, a necessidade imediata de ter todas as unidades abastecidas com alimentos.
Há, porém, bons registros a serem feitos. Com o uso do Pregão Eletrônico a Secretaria deverá economizar na compra dos alimentos. Parte dos novos fornecedores deste ano virá da agricultura familiar, contribuindo para o sustento de pequenos produtores da região. São avanços, mesmo em um cenário de desabastecimento.
Confira a lista dos novos fornecedores: 
Polar Comércio de Alimentos Eireli
Merilúcia da Silva
DLA Comercial de Alimentos
Genicleia da Silva Lima
Distribuidora FF Alimentos
LCMR Comércio Eireli
Nortfrut Eireli
A. Azevedo da Silva Eireli
Sammy Rosenberg de Melo Catão
Marinez Azevedo de Medeiros
Cooperativa dos Produtores Rurais dos municípios de Campina Grande e Boa Vista LTDA
Cooperativa da Agricultura Familiar do Agreste da Borborema