Helena Holanda pede licença da Câmara de JP e abre vaga para Edson Cruz

Suplente retoma uma cadeira na Casa de Napoleão Laureano após quase três anos.

Foto: Olenildo Nascimento/CMJP
Helena Holanda pede licença da Câmara de JP e abre vaga para Edson Cruz
Helena Holanda pede licença da Câmara de João Pessoa e abre vaga para ex-vereador Edson Cruz. Foto: Olenildo Nascimento/CMJP

Nos últimos dias, a Câmara Municipal de João Pessoa está vivendo uma ‘dança das cadeiras’. Na última sexta-feira (27), o vereador Tanilson Soares (PSB) protocolou um pedido de licença de 120 dias e nesta terça (31), foi a vez de Helena Holanda (Progressistas) pedir afastamento pelo mesmo período, para tratamento de saúde. O ex-vereador Edson Cruz (Progressistas) assumirá a vaga.

Helena assumiu definitivamente o cargo em outubro do ano passado, mesmo com uma cadeira garantida desde o início da legislatura, por causa da saída de Durval Ferreira (Progressistas) para a secretaria de Ciência e Tecnologia da capital. O desfecho veio pela saída do ex-vereador Eduardo Carneiro, eleito como deputado estadual nas eleições de 2018.

Até assumir a titularidade da vaga de Eduardo Carneiro, Helena Holanda viveu um embate jurídico envolvendo outros dois suplentes. A vaga na Câmara de João Pessoa estava em aberto desde fevereiro, quando o magistrado proibiu a posse de Carlão do Cristo. Ele chegou a ser empossado pelo presidente da Casa, João Corujinha (DC), mas a posse foi tornada sem efeito.

O primeiro a judicializar a questão foi o também suplente Marcílio Pedro. A segunda a recorrer foi Helena Holanda (Progressistas), que conquistou 3.327 votos.

Para a vereadora, é com tranquilidade que ela se licencia do cargo, pois sabe da competência de Edson Cruz. “Ele tem um bom trabalho comunitário no bairro do Geisel há muito tempo, além de já ter sido vereador atuante”, afirmou Helena, ainda acrescentando:

“As pessoas podem ficar tranquilas. Estarei cuidando da população através de Edson Cruz, repassando demandas e eventuais requerimentos. Voltarei mais forte do que antes”, frisou.

Atuação

Edson Cruz esteve como vereador na Casa Napoleão Laureano de 2013 a 2016. Seu mandato teve como destaque reivindicações de investimentos na área de segurança pública da Capital e solicitações de melhorias para o bairro de Mangabeira, como reforma do Mercado Público, ordenamento dos comerciantes da Avenida Josefa Taveira e a construção de um Shopping do Artesão de Mangabeira.