Prazo para regularizar título eleitoral termina nesta quarta-feira; veja o que fazer

Após o prazo, quem estiver com pendências no documento não poderá votar nas eleições de outubro.

Foto: Divulgação

Prazo para regularizar título eleitoral termina nesta quarta-feira; veja o que fazerO prazo de regularização do título eleitoral termina nesta quarta-feira (6). Após o prazo, quem estiver com pendências no documento não poderá votar nas eleições municipais de outubro. Na Paraíba, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB) oferece o serviço via Whatsapp, já que os serviços estão suspensos de forma presencial nos cartórios eleitorais, como medida de prevenção e contenção do novo coronavírus (Covid-19).

O prazo deve ser observado para quem deseja mudar o local de votação, domicílio eleitoral, regularizar título cancelado, fazer alterações de dados pessoais e pelos jovens de 16 anos que vão votar pela primeira vez e querem solicitar o documento.

Para isso, o TRE-PB orienta sobre providencias a serem tomadas antes de buscar o atendimento via whatsapp:

1) Caso não possua celular com acesso à Internet (Wi-fi ou por plano de dados), peça ajuda a um familiar que tenha. Se você não usa o WhatsApp, peça a ajuda a um familiar que saiba como utilizá-lo.

2) Certifique-se de que seu telefone está conectado à Internet (Wi-fi ou plano de dados) antes de prosseguir;

3) Consulte os números dos telefones do cartório de sua Zona Eleitoral. Adicione esses números na lista de contatos de seu celular, ou clique em um deles para iniciar automaticamente o atendimento via WhatsApp. Caso você não saiba em qual deles você deverá procurar atendimento, consulte sua zona eleitoral no serviço de consulta a locais de votação.

4) No WhatsApp,  envie uma mensagem para o cartório eleitoral. Pode ser qualquer texto: “Bom dia”, “Oi”, “Olá”, …

5) Aguarde alguns segundos. Enviaremos automaticamente para você uma mensagem em resposta ao seu contato inicial com orientações sobre os dados e documentos que deverão ser enviados ao cartório. Por isso, fique atento e não se afaste do telefone. É possível também que o cartório solicite que você aceite uma chamada de áudio ou de vídeo para esclarecer dúvidas ou para pedir o envio de algum outro dado que não tenha sido encaminhado.

Outros serviços

O TRE-PB oferece uma série de serviços que podem ser acessados de casa, sem a necessidade de se deslocar até uma unidade da Justiça Eleitoral. Alguns serviços estão disponíveis para você em nossa página na Internet, e podem lhe ajudar a poupar bastante tempo:

* Está em dúvida sobre a situação de seu título de eleitor? Use o serviço de consulta à situação eleitoral.

* Deseja verificar se está em débito com a Justiça Eleitoral por ter deixado de votar em alguma Eleição, ou precisa gerar o boleto para pagamento de multa? Visite a página sobre quitação de multas.

* Quer apenas consultar o local em que irá votar nas Eleições de 2020? Use o serviço de consulta a locais de votação.

* Seu título eleitoral já está em ordem, mas você precisa de uma certidão de quitação para comprovar essa regularidade? Utilize o serviço de emissão de certidão de quitação.

* Busca apenas obter a 2ª via de seu título de eleitor? Você pode utilizar a versão digital do documento. Para conhecê-la, acesse a página do aplicativo e-Título.