Com controvérsia histórica, '5 de agosto' terá comércio e repartições abertas em Campina Grande

Comércio e repartições municipais irão abrir normalmente. Data foi antecipada no ‘feriadão’ de junho

Com controvérsia histórica, '5 de agosto' terá comércio e repartições abertas em Campina Grande
Foto: Arquivo Jornal da Paraíba

Por muitos anos o feriado do 5 de agosto, que marca a fundação da Paraíba, passava despercebido em Campina Grande. O entendimento era de que a lei que instituiu a data se referiu, na época, à cidade de João Pessoa – já chamada Parahyba. O comércio e as repartições públicas abriam normalmente. Somente em 2015 é que a lei estadual 10.601 colocou um ponto final na discussão e deixou claro que, para todo o Estado, a data deve ser entendida como feriado.
Este ano, porém, será diferente. É que por conta da pandemia a prefeitura de Campina Grande antecipou o 5 de agosto para o início de junho, criando um feriadão – junto com o Corpus Christi e o dia de São João (24 de junho).
A medida teve o objetivo de diminuir a curva ascendente da covid-19 na cidade. Com isso, o comércio e as repartições públicas municipais deverão funcionar normalmente na próxima quarta-feira.
No caso do comércio, inclusive, quem abrir as portas não precisará pagar ‘extra’ aos funcionários. Um acordo com o sindicato dos lojistas transferiu essa responsabilidade para o dia 03 de junho. Já quem precisar de algum serviço nos órgãos estaduais terá dificuldade. É que eles sim deverão permanecer fechados dia 05.
Longe de controvérsias, a Fundação da Paraíba em Campina Grande será comemorada com trabalho. O momento de retomada econômica na cidade, inclusive, precisa disso.