Prefeitos se reúnem para reativar Consórcio da Região Metropolitana

A iniciativa original, criada em 2002 quando Cícero era prefeito, reúne 12 municípios.

Foto: Sérgio Lucena/Secom-JP
Prefeitos se reúnem para reativar Consórcio da Região Metropolitana
Prefeitos se reúnem para reativar Consórcio da Região Metropolitana de João Pessoa. Foto: Sérgio Lucena/Secom-JP

Representantes das prefeituras de João Pessoa, Santa Rita, Bayeux, Cabedelo, Cruz do Espírito Santo, Conde e Pedras de Fogo estiveram reunidos nesta quinta-feira (14), com o objetivo de iniciar discussões para a reativação do Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal da Área Metropolitana de João Pessoa (Condiam). O encontro aconteceu no Paço Municipal, em João Pessoa.

Estiveram presentes os prefeitos Cícero Lucena (João Pessoa), Emerson Panta (Santa Rita), Vitor Hugo (Cabedelo), Manoel Júnior (Pedras de Fogo), além das prefeitas Luciene Gomes (Bayeux), Aliny Povão (Cruz do Espírito Santo) e o secretário Rodrigo Trigueiro, representando a prefeita Karla Pimentel (Conde).

“Hoje temos o Condiam com 12 cidades e vamos estudar se é o caso de retomá-lo ou de criar um novo consórcio. O processo começa com essa linha, mas podemos ter tratativas informais em projetos que possam nós permitir avançar em áreas de interesse da população”, afirmou o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena.

O prefeito de Santa Rita, Emerson Panta, falou sobre o primeiro passo para promover a retomada do consórcio. “O grupo visa uma situação ampla, que envolve saúde, mobilidade, tecnologia, projetos amplos que começaram a ser discutidos hoje e que logo serão aprofundados”, explicou.

De acordo com o prefeito de Cabedelo, Vitor Hugo, a ideia é trazer crescimento e estabilidade para todos os municípios. “Um desses projetos é a implantação de placas solares para que possamos gerar energia a ser utilizada por todos os municípios”, falou.