Michelle Bolsonaro e Queiroga visitam local do futuro Hospital de Doenças Raras

Espaço será construído pela prefeitura de João Pessoa e será composto por sete equipamentos.

Foto: divulgação/Secom-JP
Michelle Bolsonaro e Queiroga visitam local do futuro Hospital de Doenças Raras
Foto: divulgação/Secom-JP

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e a primeira-dama do Brasil, Michelle Bolsonaro, visitaram nesta sexta-feira (13) o local onde a prefeitura de João Pessoa, em parceria com o governo federal, vai instalar o Complexo Municipal de Doenças Raras. O local servirá ao atendimento de pessoas que sofrem de síndromes de difícil recorrência.

O Complexo será composto por sete equipamentos. Destes, já existem a Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (Apae), a casa de acolhimento às famílias e pacientes de doenças raras, que conta com seis apartamentos, e a praça inclusiva.

Em terrenos vizinhos serão construídos o Centro Especializado de Reabilitação (CER-IV), que teve sua pedra fundamental lançada nesta sexta-feira, e o 1º Hospital de Doenças Raras e Deficiência do Brasil. Este último será erguido em terreno cedido pela Prefeitura.

“Vamos atender não só a demanda das doenças raras, mas também dos especiais que precisam de políticas públicas que materializem os direitos que lhes são garantidos pela Constituição Federal. A primeira-dama Michelle Bolsonaro tem tido uma atuação discreta, mas de grande impacto no suporte ao tratamento de doenças raras no Brasil e os resultados são visíveis”, declarou o ministro Marcelo Queiroga.

Outro equipamento será o Centro de Referência em Doenças Raras (ambulatório). Este espaço está sendo reformado pela Prefeitura e será inaugurado no dia 3 de novembro, na abertura do II Congresso Nacional de Doenças Raras em João Pessoa. Ele fica localizado no antigo CRC dos Bancários e a obra vai contar com recursos 100% do Município.

O último prédio a compor a estrutura é uma escola municipal bilíngue, onde a segunda língua será Libras. A unidade escolhida é a Escola Municipal Olívio Ribeiro Campos, também nos Bancários. A ideia é que ela esteja em funcionamento no primeiro semestre do próximo ano.

> Jornalistas são atacadas em cobertura da visita de Michelle Bolsonaro

APAE

Após a visita aos terrenos, a comitiva foi até a Apae, onde prestigiaram apresentações de pessoas atendidas pela instituição e pelo Instituto Helena Holanda. Na ocasião, as primeiras-damas Michelle Bolsonaro e Lauremília Lucena se juntaram a um dos grupos de dança, arriscando passos de forró.

Estiveram presentes na visita à Secretária Nacional de Pessoas com Deficiência, Priscila Gaspar, o secretário municipal da Saúde, Fábio Rocha, a secretária executiva Rossana Sá e o secretário municipal da Gestão Governamental, Diego Tavares.