A dois dias do fim do prazo para emissão e atualização, PB tem mais de 496 mil títulos eleitorais cancelados

TRE-PB detalhou que, neste ano, o estado tem 3.042.950 milhões de paraibanos aptos a votarem. Entre os dias 31 de janeiro e 29 de abril, 3.315 mil jovens com 16 anos incompletos, emitiram o documento e poderão votar já nas eleições de outubro.

Em todo o estado da Paraíba, 496.188 mil eleitores estão com o título cancelado, conforme registrou o Tribunal Regional Eleitoral (TRE). O prazo para emissão e atualização do documento, que garante a participação nas eleições presidenciais deste ano, encerra na quarta-feira (4).

O TRE-PB detalhou que, neste ano, o estado tem 3.042.950 milhões de paraibanos aptos a votarem. Entre os dias 31 de janeiro e 29 de abril, 3.315 mil jovens com 16 anos incompletos, emitiram o documento e poderão votar já nas eleições de outubro.

Para quem tem 16 anos, foram 19.825 mil títulos eleitorais emitidos no mesmo período. Com 17 anos, somam-se 47.324 novos votantes.

Jovens com 15 anos que completam 16 até o dia do primeiro turno das eleições, podem solicitar a emissão do documento, mas obrigatoriedade só existe para quem tem acima de 18 anos.

Como solicitar o título eleitoral

A emissão do título pode ser feita pelo sistema Título Net, no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Além de tirar a primeira via do título, quem já tem o documento também pode fazer outros serviços, como regularizar a situação eleitoral e mudar a zona eleitoral.

Na página seguinte, em “Título de eleitor”, selecione a opção “Não tenho” para prosseguir o atendimento. Os dados informados serão analisados pela Justiça Eleitoral.

Os que desejam realizar alguma alteração no cadastro eleitoral, devem, antes de tudo, conferir a situação junto à Justiça Eleitoral, neste link. Em seguida, no sistema Título Net, insira as informações e os documentos solicitados e acompanhe o requerimento.

Outra forma prática de consultar eventuais pendências junto à Justiça Eleitoral é o aplicativo e-Título. A ferramenta também é utilizada como título eleitoral digital, substituindo o documento em papel no dia das eleições. Basta fazer o download gratuito em telefones celulares ou tablets de qualquer plataforma (Android e iOS).

Voto em Trânsito

A eleitora ou o eleitor poderá habilitar-se perante a Justiça Eleitoral para votar em trânsito, de 12 de julho até 18 de agosto de 2022, indicando o local em que pretende votar, assim como alterar ou cancelar sua habilitação, caso já o tenha requerido.

Politizades

A Rede Paraíba de Comunicação iniciou o projeto ‘Politizades’, que destaca a importância da participação dos jovens no processo eleitoral e na vida política do estado. Nas redes sociais, o primeiro episódio foi publicado em abril e ensina como tirar o título de eleitor na internet. O vídeo está disponível nos perfis da TV Cabo Branco e TV Paraíba.