AL realiza sessão especial para discutir Porto de Cabedelo

A sessão integra as atividades da Comissão Representativa e representa primeira ação da Assembleia em 2012.

A Assembleia Legislativa realiza, na próxima quarta-feira (25), uma sessão especial para discutir a situação do Porto de Cabedelo. Um movimento suprapartidário em defesa do porto, com ênfase na conclusão da dragagem, foi definido no gabinete do presidente Ricardo Marcelo na última quarta-feira (18). A sessão integra as atividades da Comissão Representativa e representa a primeira ação da Assembleia em 2012.

Ricardo Marcelo convocou para a sessão especial, deputados estaduais, deputados federias, senadores, classe empresarial e representantes de órgãos governamentais e não governamentais. Do encontro que formou o movimento suprapartidário participaram o presidente da Companhia Docas da Paraíba, Wilbur Holmes Jácome; presidente do Comitê em Defesa do Porto, Mácio Albuquerquer Madruga; os deputados estaduais Caio Roberto (PR), Francisco de Assis Quintans (DEM) e Trócolli Júnior (PSD).

Para o presidente da Companhia Docas da Paraíba, Wilbur Jácome, o porto “é uma ferramenta mestra” para o desenvolvimento econômico de qualquer Estado, através do escoamento da produção por meio de importação e exportação. “Hoje existe uma sinergia muito positiva entre os Poderes, seja em nível municipal, estadual e federal. E é esse clima de que a Paraíba precisa, com união e foco nos projetos que terão continuidade”, destacou Wilbur.

Para ele, o Porto pode alcançar R$ 1 bilhão em ICMS com a nova estrutura de profundidade, reforço do cais envolvente e de um Terminal de Múltiplo Uso. Essas mudanças necessitariam em torno de R$ 500 milhões em investimentos.

Ricardo Marcelo disse que a Assembleia Legislativa buscará o engajamento de todos os setores produtivos e de representantes dos trabalhadores, direta e indiretamente envolvidos com o desenvolvimento do Porto da Paraíba. O deputado estadual Trócolli Júnior enfatizou que, nesse primeiro momento, esse movimento suprapartidário vai priorizar a conclusão da dragagem do Porto, o que possibilitará o aumento do calado, que tem 9,14 metros, para cerca de 11 metros.

“Já que o interesse maior de todos é viabilizar o Porto e trazer os navios que dêem a movimentação da estrutura portuária, é preciso a união de toda a classe política da Paraíba e de representantes de todos os setores produtivos e da imprensa, para conseguirmos a conclusão da dragagem. Tenho certeza que esse será apenas o primeiro passo do movimento”, afirmou o presidente da Assembleia.