AL tem dia inoperante e votações devem ser nas quartas

Deputados discordam sobre a existência ou não de "recesso branco" na Assembléia, mas enquanto isto nada foi votado até agora. Reunião de líderes acontece na quarta.

Phelipe Caldas

Os trabalhos legislativos na Assembléia Legislativa da Paraíba retornou oficialmente nesta segunda-feira (7), mas apenas nesta terça-feira (8) os deputados estaduais conseguiram se reunir com o quórum mínimo necessário. Apesar disto, o ritmo na Casa de Epitácio Pessoa continua lento e nada de muito importante foi discutido até agora. Na sessão ordinária desta tarde, as discussões se resumiram a questões isoladas, e nenhuma pauta foi colocada em votação. Nesta quarta, reunião de líderes vai tentar resolver o problema.

O deputado estadual Pedro Medeiros (PSDB), que abriu a primeira sessão ordinária após o recesso e foi um dos únicos dois deputados a comparecer na Assembléia durante o primeiro dia de trabalho (o outro foi Biu Fernandes), ponderou que este retorno lento é normal, mas descartou a possibilidade de um “recesso branco” na Casa por causa das eleições municipais. Ele disse que as lideranças partidárias devem se reunir para que os trabalhos legislativos não parem.

Por coincidência, um dos primeiros parlamentares a subir à tribuna foi o deputado estadual João Gonçalves (PSDB), que garantiu que não vai abandonar suas responsabilidades parlamentares por causa das eleições. Ele negou que usará as sessões para fazer campanha, mas em seu discurso se limitou a criticar os problemas provocados pela chuva em João Pessoa e os problemas no sistema de saúde municipal. “João Pessoa está sitiada por causa do caos provocado pela atual administração municipal”, destacou.

Opinião diferente tem o deputado estadual Ricardo Marcelo (outro parlamentar do PSDB), que acredita que os trabalhos da Assembléia neste segundo semestre funcionarão em regime de esforço concentrado, com as votações acontecendo apenas nas quartas-feiras.

Esta, por sinal, é a mesma opinião do presidente da Assembléia Legislativa da Paraíba, deputado Arthur Cunha Lima, que confirmou para a manhã desta quarta-feira (9) reunião com o Colegiado de Líderes, justamente para definir o funcionamento da Casa durante o período eleitoral.

Sua proposta, que de toda forma deverá ser aprovada pela maioria dos líderes, é que as sessões deliberativas se realizem apenas às quartas-feiras. Segundo Arthur, a idéia é reeditar resoluções adotadas por mesas-diretoras em gestões anteriores, como forma de otimizar os trabalhos legislativos em época de campanha.