Ataque a petista gera terceira multa em CG

Motorista de Peron Japiassú veicula propaganda eleitoral negativa contra Alexandre Almeida do PT e é multado em R$ 5 mil.

O juiz da Propaganda de Mídia de Campina Grande, Ruy Jander Teixeira, aplicou multa de R$ 5 mil a Cláudio Alves Batista por propaganda eleitoral negativa e ofensiva ao candidato a prefeito Alexandre Almeida (PT) no Facebook. O magistrado ainda determinou a retirada das fotos de Almeida da rede social, sob pena do perfil de Alves ser retirado do ar, bem como mandou a Polícia Federal abrir inquérito para apurar crime eleitoral. Batista vai recorrer da decisão ao TRE. É a terceira multa imposta por Ruy Jander na campanha deste ano.

Na sentença, o juiz revela que Cláudio, mais conhecido como “Dinho”, é motorista de Peron Japiassú (PT), candidato a vice-prefeito na chapa da prefeitável Daniella Ribeiro (PP). Dentre os ataques ao candidato Alexandre Almeida no Facebook, o magistrado citou na decisão “canalhão”, ordinário”, traidor” e “palhaço”. Em outra postagem, o petista é assim atacado: “Ele é um fruto podre mesmo e falsificador de ata isso que ele é deveria tá na cadeia se existisse lei no Brasil”.

Na defesa, Cláudio defendeu que as alegações não constam na sua página do Facebook, e que a representação de Alexandre não era o meio adequado para suscitar supostos crimes eleitorais. Mas o juiz entendeu ser “flagrante a ocorrência de propaganda afrontosa à legislação eleitoral".