Bancada feminina em JP sofre redução

Apenas Eliza Fernandes (PSDB) e Raíssa Lacerda (PSD)  e serão as únicas vozes femininas da próxima legislatura.

A participação feminina vai diminuir na Câmara Municipal de João Pessoa para a próxima legislatura, apesar da exigência da legislação eleitoral que determina a reserva de uma cota mínima de 30% de candidatas mulheres em cada coligação. Atualmente com três vereadoras, a capital terá apenas duas mulheres entre as 27 cadeiras da casa de Napoleão Laureano nos próximos quatro anos.

Quem deixa a Câmara no próximo ano é a vereadora Sandra Marrocos (PSB). Apesar de ter conseguido 3.759 votos no pleito de domingo, a socialista não conseguir se reeleger e ficou na primeira suplência da coligação ‘Pra Seguir em Frente I’.

Apenas Eliza Fernandes (PSDB) e Raíssa Lacerda (PSD) conseguiram se reeleger e serão as únicas vozes femininas da próxima legislatura. As duas foram campeãs de votos em suas coligações, superando todos os homens. A tucana foi a mais votada da coligação ‘Por Amor a João Pessoa Sempre I” com 5.201 votos, enquanto Raíssa Lacerda foi a primeira a garantir vaga pela Coligação ‘Pra Seguir em Frente II” com 4.575 sufrágios.

Ao todo, mais de 140 mulheres disputaram a eleição para vereador.

Segundo o cientista político Ítalo Fittipaldi, muitas delas entraram na disputa apenas para cumprir a cota mínima legal e não tinham força política suficiente para ganhar o pleito.

“As mulheres ainda não têm uma participação tão efetiva na política partidária e isso se reflete no número de candidatas lançadas apenas para preencher a norma, mas sem densidade eleitoral”, aponta Fittipaldi.