Câmara debate Integração Temporal da Região Metropolitana de JP

Representantes da Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrans) participaram da sessão especial na Câmara Municipal de João Pessoa.

Da Redação

Representantes da Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrans) participaram na manhã desta quinta-feira (2) de uma sessão especial na Câmara Municipal de João Pessoa, para discutir políticas de desenvolvimento da Região Metropolitana.

O diretor de Transportes da STTrans, Adalberto Araújo, explicou durante a atividade como será o funcionamento da Integração Temporal Metropolitana e os benefícios que essa iniciativa trará para os usuários de transportes públicos urbano.

O autor da propositura foi o vereador Tavinho Santos (PTB), que é líder do Governo Municipal no Legislativo. Ele falou da necessidade de realizar ações conjuntas em diversas áreas, como saúde, economia, turismo, educação e transporte, para desenvolver a Região Metropolitana.

Ele defendeu ainda a criação do ‘Parlamento da Região Metropolitana’ e do ‘Fórum Permanente da Região Metropolitana’, para que os vereadores possam discutir propostas para o desenvolvimento dos municípios integrantes.

Também participaram da sessão vereadores e prefeitos dos municípios de Bayeux, Santa Rita, Cabedelo, Conde, Alhandra, Caaporã, Lucena e Cruz do Espírito Santo; o superintendente do Departamento de Estradas e Rodagens (DER), Solon Alves Diniz; o superintendente da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), Lucélio Cartaxo; e o diretor da Associação das Empresas de Transporte Coletivo de João Pessoa (AETC-JP), Mario Tourinho. O prefeito da Capital Ricardo Coutinho (PSB) foi representado no evento pela superintendente da STTrans, Laura Farias Gualberto.

Integração 

O transporte público foi uma das principais discussões da sessão. A Integração Temporal Metropolitana, a ser lançada no dia 1º de maio e que foi idealizada pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP), foi um dos principais assuntos em pauta. Através desse sistema, os moradores dos municípios que integram a região serão beneficiados com o pagamento da metade do valor da passagem, sempre na segunda viagem.

Adalberto Araújo lembrou que só foi possível criar a integração para atender a Região Metropolitana porque João Pessoa abriu o seu sistema de ônibus urbanos para os usuários dos demais municípios. Ele lembrou como foi o processo de implantação da integração dentro da Capital, que ocorreu nos 100 primeiros dias da primeira gestão do prefeito Ricardo Coutinho, em 2005.

Por fim, o diretor de Transportes destacou os benefícios sociais que a integração trará para a população, que economizará dinheiro e ainda terá oportunidade de arranjar emprego em cidades vizinhas, pois não há a necessidade do empregador pagar mais de uma passagem para o trabalhador que quer contratar.

Outro tema abordado durante a sessão foi a necessidade da instalação na cidade de João Pessoa do metrô de superfície, com a total integração dos ônibus urbanos com o transporte de trens de passageiros. De acordo com o vereador Tavinho Santos, com a malha ferroviária já existente e a construção de novos ramais, além dos investimentos público-privados, pode-se integrar o transporte de trem da região Norte com as regiões Sul e Oeste da cidade.