Campina sobe no Ideb, desbanca Feira de Santana e cresce mais que Caruaru

Dados divulgados ontem mostram que pontuação obtida pela cidade foi superior à projeção para 2019. Entre os municípios paraibanos, Várzea e Coxixola lideram

Campina sobe no Ideb, desbanca Feira de Santana e cresce mais que Caruaru
Foto: Ascom

Os números do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgados ontem, mostram que os índices obtidos nas escolas municipais de Campina Grande melhoraram. A cidade conseguiu ultrapassar a meta projetada pelo Inep e ficou com avaliações melhores que Feira de Santana, na Bahia, e Caruaru, em Pernambuco – cidades que têm porte e demandas parecidas com Campina.
Nos anos finais do ensino fundamental, a cidade obteve um índice de 4.6, quando a projeção apontava para 4.1. Já nos anos iniciais a nota das escolas campinenses ficou em 5.5, quando a projeção era de 5.1.
As escolas municipais de Feira de Santana tiveram uma avaliação de 3.7 para os anos finais, quando tinham projeção de 4.6; já nos anos iniciais o índice foi de 4.8, alcançando a meta de mesmo valor.
Já Caruaru obteve o mesmo índice que Campina Grande nas séries iniciais (5.5), mas tinha uma projeção maior (5.4). No caso das séries finais a nota das escolas municipais de Caruaru ficou em 4.9, abaixo da projeção estipulada, que era de 5.0. Ou seja, um crescimento inferior ao das escolas campinenses.
Destaques da Paraíba
A meta total para os anos iniciais do ensino fundamental, com o índice de 5,0, foi alcançada pelo Estado da Paraíba, registrando 5,4, com base no Ideb 2019. Por outro lado, os anos finais do ensino fundamental ficaram com 4,3, enquanto a meta estabelecida era 4,5.
Os destaques nas redes municipais, em relação a anos iniciais, foram as cidades de Coxixola (6.9), Pombal (6.8), Boa Vista (6.6) e Várzea (6.6). Nos anos finais, Água Branca (5.5) e novamente Várzea (5.8).