Candidata a deputada vai cumprir prisão domiciliar e será expulsa do PSDB

Presa suspeita de receptação e posse ilegal de munição de calibre restrito, Valquíria Jane participou de audiência de custódia.

Candidata a deputada vai cumprir prisão domiciliar e será expulsa do PSDB
PSDB retira candidatura de Valquíria Jane e deve abrir processo de expulsão

Durante audiência de custódia, nesta quarta-feira (22) à tarde, no Fórum Afonso Campos, em Campina Grande, a juíza Adriana Maranhão decidiu que a candidata a deputada estadual e prestadora de serviço da prefeitura, Valquíria Jane de Sena Silva, de 38 anos, vai cumprir prisão domiciliar. Ela só poderá receber visita de familiares ou de outras pessoas com autorização da Justiça.

Por sua vez, a Mônica Marques Nascimento, de 50 anos, foi colocada em liberdade provisória. Ela não poderá sair da comarca sem autorização judicial, terá que se recolher às dez da noite e ainda deverá se apresentar ao juízo no início de cada mês.

Valquíria e Mônica foram presas na manhã de terça-feira (21). Eles são suspeitas de receptação e posse ilegal de munição de calibre restrito, em Campina Grande. A Polícia Militar encontrou na casa da candidata cerca de 44 pares de sapatos, 18 celulares, e um tablet, todos sem nota fiscal e R$ 553,00 reais, além de uma sacola com 62 munições de fuzil calibre 7,62.

De acordo com a Polícia Militar, o material apreendido na casa de Valquíria Jane seria de uma carga roubada do caminhão de uma distribuidora no dia 29 de julho deste ano. Ainda segunda a PM, na hora da apreensão a suspeita alegou que todo material seria do marido. A polícia não conseguiu encontrar o homem.

A polícia chegou até a candidata através de denúncia anônima, autuando primeiro Mônica Nascimento, que estava em posse de 31 pares de sapatos, 49 peças de roupas e três tapetes, todos sem nota fiscal. Após ser perguntada pelos policiais onde teria encontrado a mercadoria, a suspeita informou que conseguiu com outra mulher e levou a polícia até a casa de Valquíria Jane.

Em depoimento à polícia, Valquíria explicou que a mercadoria é do seu marido, Othon Sérgio. Ele teria  tinha trazido os produtos para vender, mas não possuía as notas fiscais. Othon está sendo procurado pela polícia para prestar esclarecimentos.

Demissão da PMCG

A Prefeitura Municipal de Campina Grande anunciou não tem responsabilidade sobre os atos de Valquíria de Jane. Também a anunciou que, ao ser informada da prisão dela, rescindiu o contrato de prestação de serviço.

Expulsão do PSDB

O presidente estadual do PSDB, Ruy Carneiro, emitiu nota sobre acontecimentos envolvendo Valquíria Jane e anunciou o afastamento da candidatura e admitiu a expulsão dela da legenda. Veja a nota.

“O Partido da Social Democracia da Paraíba vem a público se posicionar sobre os últimos acontecimentos envolvendo a afiliada Valquíria Jane.

De antemão exclamamos nossa surpresa perante a notícia e reforçamos nosso posicionamento, de sermos veementemente contra este tipo de comportamento. Ainda, informamos que nossa executiva está em reunião, encaminhando a substituição da candidata no processo eleitoral e possível expulsão da mesma dos quadros do PSDB da Paraíba”.