Carvalho defende Erundina como vice

Deputada federal e ex-prefeita da capital paulista, Luiza Erundina deve compor chapa com Fernando Haddad à prefeitura de São Paulo. 

O ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, afirmou ontem que a deputada federal e ex-prefeita Luiza Erundina é um "excelente nome" para ocupar a vaga de vice na chapa do candidato do PT à Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad. A indicação, feita pelo PSB, foi submetida aos petistas pelo vice-presidente do partido, Roberto Amaral. O anúncio deve ser formalizado hoje.

"É um excelente nome. Me entusiasma muito e vai entusiasmar muito a nossa militância toda", afirmou Gilberto Carvalho. Para dirigentes do partido, a escolha ajudará Haddad compensará em parte o boicote da senadora Marta Suplicy ao pré-candidato.

Os petistas exaltam sua imagem de política honesta e apostam em sua identificação com os eleitores mais pobres para ajudar Haddad, especialmente na periferia. "Ela é sempre muito bem vinda entre nós", acrescentou o ministro.

Aliados do pré-candidato do PSDB, José Serra, já preparam críticas à administração da socialista, que se elegeu prefeita pelo PT em 1988. A chapa tende a polarizar mais a disputa e a forçar a comparação entre as gestões de PT e PSDB na cidade.

CONDIÇÃO
Erundina resistia à ideia de ser candidata a vice. Ela impôs como condição ser indicada por consenso e sem virar alvo de "fogo amigo". Segundo socialistas, o presidente estadual da legenda, deputado Márcio França, se comprometeu a não atuar contra a indicação. "Não haverá problema. Agora ela só não será a vice se não quiser", disse o presidente municipal do PSB, vereador Eliseu Gabriel.