Conheça o perfil dos novos secretários de Ricardo Coutinho

A secretaria de Comunicação disponibilizou o perfil de todos os secretários da nova gestão de Ricardo Coutinho na prefeitura de João Pessoa.

Chefia de gabinete – Nonato Bandeira

Nonato Bandeira é paraense, natural da cidade de Abaetetuba. Ainda criança, mudou-se para o município de Pombal, na Paraíba. Estudou jornalismo na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), atuando nos principais meios de comunicação do Estado, sempre nas áreas de política e cultura. Também esteve à frente da Associação Paraibana de Imprensa (API).

Desde de então, vem realizando um trabalho substancial no cenário político de João Pessoa ao lado do prefeito Ricardo Coutinho (PSB), tornando-se secretário de Comunicação Social em sua primeira gestão, e também como coordenador das duas últimas campanhas municipais.

Para o próximo mandato, Nonato Bandeira estará comandando a Chefia de Gabinete, expandindo o trabalho iniciado há quatro anos. “Vamos continuar dialogando com a sociedade, o governo e os setores organizados sempre de forma clara e objetiva, ressaltando a transparência das ações implantadas pelo o governo Ricardo Coutinho”.

Administração – Gilberto Carneiro

Gilberto Carneiro da Gama (39) é natural de Umburanas (BA). Bacharel em Direito pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), onde também concluiu Especialização em Direito Público. Atuou como assessor jurídico do então deputado estadual Ricardo Coutinho e como assistente jurídico da Curadoria do Consumidor, em Campina Grande. Gilberto Carneiro é professor licenciado de Direito Penal, na Faculdade do Vale do Ipojuca (Favip), em Caruaru-PE. Ainda como professor, ministrou os cursos preparatórios para carreira jurídica, no Centro de Estudos Jurídicos (CEJ). Respondeu pela Procuradoria Geral do Município (Progem).

Saúde – Roseana Meira

A secretária de Saúde, Roseana Meira, é natural da cidade de João Pessoa. É farmacêutica, graduada na Universidade Federal da Paraíba, com especialidade em Planejamento e Gestão Pública e mestre em Administração. Iniciou sua carreira política atuando dentro dos movimentos estudantis. Há quatro anos ela atua naquele órgão enfrentando os desafios e priorizando a humanização dos serviços na saúde o município.

“Foi um grande desafio na minha carreira, mas que me fortaleceu diante das inúmeras adversidades. Apostamos em uma política de valorização da vida e essa iniciativa vem dando frutos e um salto qualitativo na construção de uma saúde mais digna para a população apoiados no trabalho coletivo”, ressaltou Roseana.

Finanças – Livânia Farias

A advogada Livânia Maria da Silva Farias deixa a condição de secretária interina das Finanças, cargo que vem exercendo nos últimos seis meses, para ser confirmada na titularidade da pasta. No primeiro governo de Ricardo Coutinho, ela foi presidente das comissões de Licitação da Funjope e da Administração. Nasceu em Sousa, no Sertão paraibano, e se mudou para a Capital há dez anos. Ela também já foi procuradora de Justiça, em Cabedelo. “Espero desenvolver o trabalho que já iniciei na Secretaria e o nosso grande desafio é a crise econômica que o mundo atravessa. Conseguimos fechar 2008, um ano diferenciado, com muito êxito, cumprindo todos os nossos compromissos financeiros e com todos os índices equilibrados e é com esse pensamento que encararemos os próximos anos”, disse.

Infra-Estrutura – João Azevedo

O secretário de Infra-Estrutura (Seinfra), João Azevedo, é filho da Capital paraibana. Formado em Engenharia Civil e com larga experiência na área, foi convidado pelo prefeito Ricardo Coutinho (PSB) a compor sua equipe desde a primeira gestão. Em sua trajetória, foi inicialmente chefe de gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), responsável pela Secretaria de Planejamento (Seplan), atuando como secretário-adjunto na implantação do Programa Municipal de Habitação.

“Para mim foi e continua sendo uma honra trabalhar na gestão do prefeito Ricardo Coutinho. A proposta política de transformação implantada na cidade de João Pessoa está realmente trazendo mais qualidade de vida para a população. Os exemplos de mudança são os mais diversos, começando pelos mercados públicos, na criação de espaços voltados para os comerciantes e na reorganização habitacional”, ressaltou João Azevedo.

Planejamento – Estelizabel Bezerra

Estelizabel Bezerra deixa o cargo de secretária de Transparência Pública (Setransp) para assumir a titularidade da Secretaria de Planejamento (Seplan). Ela é natural de João Pessoa e formada em Jornalismo pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Há mais de 15 anos vem participando de movimentos sociais, já tendo integrado o Cunhã – Coletivo Feminista, que atua no campo dos direitos das mulheres. Na primeira gestão de Ricardo, ela foi coordenadora da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres (CPPM).

Meio Ambiente – Simão Almeida

Simão Almeida nasceu na cidade de Boa Vista, situada no Cariri Paraibano, e há mais de 20 anos veio morar em João Pessoa. Formou-se em Engenharia Elétrica em Campina Grande, mas seu lado profissional sucumbiu quase que de imediato aos projetos políticos ainda iniciados na vida acadêmica. Na primeira gestão do prefeito Ricardo, atuou na Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec). Neste segundo mandato, ficará responsável pela Secretaria de Meio Ambiente (Seman).

“É um desafio da qual eu já fui ensaiado há alguns anos atrás. Saber aprender é importante para qualquer transição, buscando sempre priorizar o trabalho em equipe e dirigir um cargo público com discernimento. A inspiração para essa nova gestão vem da procura constante em defesa do meio ambiente, na qualidade e no desenvolvimento da cidade de João Pessoa”, disse Simão.

Habitação – Emília Correia Lima

A secretária Municipal de Habitação Social (Semhab), Emília Correia Lima, nasceu na cidade de Campina Grande. É formada em Engenharia Civil, mas foi trabalhando com políticas públicas que se destacou na primeira gestão do prefeito Ricardo Coutinho (PSB). Atuou como sub-secretária do Ministério das Cidades, estando à frente da Secretaria de Habitação, como também foi presidente durante oito anos da Companhia Estadual de Habitação Popular (Cehap).

A criação Semhab foi uma ação pioneira na cidade de João Pessoa, que garantiu em apenas três anos gerar qualidade de vida para mais de 3.500 mil famílias, além das 2 mil que estão sendo construídas e mais 4 mil que já foram assinadas. “É um trabalho que certamente modificou a vida de muitas pessoas e é com esse mesmo propósito que prosseguiremos no segundo mandato”, previu Emília.

Funjope – Walter Galvão

O novo diretor da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), Walter Galvão, é jornalista e escritor e possui larga atuação na imprensa paraibana, tendo exercido a editoria-geral dos jornais ‘O Norte’ e ‘A União’ e editoria-adjunta do jornal ‘Correio da Paraíba’. Na área de assessoria de imprensa, ele foi assessor da Secretaria de Planejamento do Estado e da Pró-reitoria para Assuntos Comunitários da UFPB. O jornalista coordenou a campanha eleitoral do então candidato Luiz Inácio Lula da Silva para presidente da República (na Paraíba) e de Avenzoar Arruda ao Governo do Estado, em 2002. Galvão tem vários livros e artigos publicados e sua última produção foi ‘Herbert Viana, o som diz sim – Estudo sobre a condição artística no século 21’ (Idéia, 2004). Na atual gestão, foi secretário da Transparência Pública, da Educação, Cultura e Esportes, diretor da TV Cidade de João Pessoa e ouvidor municipal.

Educação – Ariane Sá

Ariane Norma de Menezes Sá foi reconduzida ao cargo de secretária da Educação e Cultura (Sedec), que vem exercendo nos últimos dois anos. Ela é natural de Sousa-PB, bacharel em História pela UFPB, mestre e doutora em História Social pela USP. Foi coordenadora do curso de História da UFPB, vice-coordenadora do Núcleo Documentação, Informação e História Regional (DDHIR) da mesma instituição. Assessora de Graduação do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), é professora do Programa de Pós-Graduação em História e Geografia. "A proposta inicial é dar continuidade aos projetos que já estão encaminhados. Nesta Secretaria as coisas já estão andando e muito bem, o que é importante. Aos poucos vamos pensando e vendo as necessidades de se fazer novos projetos que possam ampliar as relações entre escolas e comunidade, professores, alunos e dirigentes; que a nossa relação interna seja harmônica, competente e coerente", observou.

Desenvolvimento Urbano – Ivan Burity

Há dois anos como secretário de Desenvolvimento Urbano, Ivan Burity de Almeida é graduado em Direito pela Universidade Federal da Paraíba e foi nomeado procurador do Estado da Paraíba desde 1981. De 1986 a 1990, foi presidente da estatal de turismo PBTur. Na vida política, assumiu uma cadeira de deputado federal no período de 1990 a 1995. Ivan Burity é pessoense, casado e pai de dois filhos.

Transparência Pública – Antonio Barbosa

O advogado Antônio Barbosa é natural do município de Belém, no interior da Paraíba. Foi na gestão do prefeito Ricardo Coutinho (PSB) que ele atuou pela primeira vez na carreira pública, ficando à frente da Secretaria de Governo e Articulação Política (Segap) nos últimos oito meses. No próximo mandato, ele comandará a Secretaria de Transparência Pública (Setransp), dando prosseguimento ao trabalho iniciado, voltado para o resgate do caráter público na cidade de João Pessoa.

“O convite de Ricardo Coutinho foi a minha oportunidade de conhecer de perto os segmentos da política e as dificuldades enfrentas por um gestor, principalmente quando este prioriza o compromisso com as áreas menos favorecidas. Mas é com muito trabalho e dedicação que as realidades se transformam e este novo desafio será combatido com esta mesma força”, disse Barbosa.

Ciência e Tecnologia

O secretário da Ciência e Tecnologia, Paulo Badaró, é engenheiro de Telecomunicações e doutor em Visualização. Nasceu no Rio de Janeiro (RJ), em 28 de dezembro de 1956 e, há oito anos, escolheu a cidade de João Pessoa para viver. “Minha expectativa é a melhor possível. Espero contribuir com a minha experiência para este segundo governo de Ricardo Coutinho, do qual estou muito honrado de integrar”, disse.

Receita Municipal – Nailton Ramalho

Com graduação em Ciências Contábeis e Direito pela Universidade Federal da Paraíba, Nailton Ramalho também é formado em Administração Tributária na Escola Superior de Administração Fazendária (Esaf), com sede em Brasília. Ainda pela Universidade Federal da Paraíba concluiu um curso de especialização em Direito Tributário.

É auditor fiscal do Estado da Paraíba desde 1978. No período de 1985 a 2004, exerceu funções gratificadas no Fisco Estadual a exemplo da superintendência da Coletoria na Paraíba. De 1996 a 2004, foi o representante do Conselho Técnico Permanente no Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz). A convite do prefeito Ricardo Coutinho, assumiu, em 2005, a Secretaria da Receita Municipal.

Turismo – Elzário Junior

O professor Elzário Pereira nasceu em Maceió-AL, mas se criou na Paraíba, onde cursou Economia na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Logo após, se transferiu para o curso de Turismo da mesma instituição. Trabalhou no ramo da aviação e, em seguida, ingressou no setor de hotelaria. Morou na Europa por quatro anos. Após regressar ao Brasil, ingressou no mestrado na área de Educação, Meio Ambiente e Turismo, no Centro Universitário Plínio Lemos, em Niterói, no Rio de Janeiro. Ele assumiu em abril de 2006 o cargo de secretário de Turismo e foi confirmado para continuar na função pelos próximos quatro anos. "Nosso objetivo é fortalecer ainda mais este projeto político, fazendo com que a cidade seja cada vez melhor para o pessoense, porque se isso continuar acontecendo, a vinda do turista vai ser sempre uma conseqüência. Quando a cidade está preparada para as pessoas que nela vivem, também está para o turismo", disse.

Articulação Política – Edvaldo Rosas

Edvaldo Rosas é natural de Princesa Isabel-PB e ocupava o cargo de chefe de gabinete desde novembro de 2006. Foi coordenador de Recursos Humanos da Universidade Federal da Paraíba e fundador e dirigente da Central Única dos Trabalhadores na Paraíba (CUT) e presidente, por dois mandatos, da Federação dos Sindicatos de Trabalhadores em Universidades Brasileiras (Fasubra).

Esporte e Lazer – Alexandre Urquiza

Alexandre Urquiza é natural da cidade de Patos-PB, graduado em Licenciatura em Construção Civil pela Universidade Federal do Ceará (UFCE), com especialização em Metodologia do Ensino Técnico pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG). Atuou durante 25 anos como professor do Cefet-PB e a última disciplina lecionada na instituição foi ‘Informática Aplicada à Construção Civil’. Exerceu a chefia de gabinete do então deputado estadual Ricardo Coutinho. Nesta gestão, foi superintendente da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) por um ano e três meses. Em seguida, assumiu o cargo de secretário-adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e depois exerceu interinamente a titularidade desse órgão. "Reconhecendo o trabalho desenvolvido por Douraci Vieira, esperamos dar continuidade aos projetos e dinamizaremos áreas específicas como políticas de segurança alimentar e a questão da assistência social", disse Urquiza.

Desenvolvimento Social – Edmilson Soares

Natural de Barra de Santa Rosa, Edmilson Soares tem licenciatura em Pedagogia, pela Universidade Federal da Paraíba, mas construiu uma sólida carreira na vida pública. Já contabiliza três mandatos como vereador e em 2008 foi o mais votado.

Ele vai assumir a Secretaria de Desenvolvimento Social e disse que está muito feliz em poder contribuir para as conquistas da gestão do prefeito Ricardo Coutinho. “Venho para somar e seguir as metas que foram colocadas pelo prefeito, com o intuito de aperfeiçoar a política de proteção social e desenvolvimento humano”.

Desenvolvimento Sustentável da Produção – Raimundo Nunes Pereira

Bacharel em Direito pela Universidade Federal da Paraíba, Raimundo Nunes Pereira concluiu especialização em Consultoria Empresarial pela Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). Atuou durante 36 anos no Sebrae da Paraíba, órgão em que desempenhou diversas funções, tais como: diretor administrativo-financeiro por 19 anos e superintendente por 12 anos. No Sebrae Nacional, Raimundo Nunes exerceu o cargo de Técnico em Crédito Orientado.

Assumiu uma função pública pela primeira vez em 2005, quando aceitou o desafio de implantar a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável da Produção (Sedesp), pasta que foi responsável pela criação execução do Empreender-JP, programa de microcrédito orientado que está mudando a economia de João Pessoa e que já investiu quase R$ 15 milhões em quatro anos. Raimundo Nunes nasceu em Sousa-PB e reside em João Pessoa há 38 anos. É divorciado e tem três filhos e sete netos.

Procuradoria Municipal – Marcelo Weick

O advogado Marcelo Weick é o novo procurador do Município. Ele nasceu em São Paulo (SP) em 21 de junho de 1977 e mora em João Pessoa há 15 anos. É mestre em Direito e professor do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê) e da UFPB. “Espero fazer um bom trabalho, dando continuidade à gestão brilhante de Gilberto Carneiro, contribuindo para esta segunda gestão de Ricardo Coutinho, da qual me sinto honrado em participar. Como um órgão-meio, a Procuradoria tem a missão de ser facilitadora. É com esse pensamento que assumirei esse compromisso”, afirmou.

Comunicação – Lívia Karol Araújo

A jornalista Lívia Karol Pereira de Araújo nasceu em Caicó-RN, em 9 de março de 1981, mora em João Pessoa há 10 anos e é a nova secretária de Comunicação da Prefeitura. Ela é formada em Jornalismo pela Universidade Federal da Paraíba, com especialização em Jornalismo Cultural; foi assessora de imprensa da Unimed-JP por sete anos e exerceu as funções de repórter e editora adjunta de Política no Jornal da Paraíba. Ela recebeu com surpresa a indicação ao cargo de secretária, conquistado através do trabalho que desenvolveu como diretora de Jornalismo da Prefeitura, nos últimos dois anos. “Espero aprimorar o relacionamento da Secom com a imprensa e também tocar os projetos que vêm sendo desenvolvidos na secretaria, como por exemplo, o programa de documentação histórica da cidade, que traça o perfil da Capital e o coloca ao alcance de todos, e também melhorar e aumentar o volume de serviços prestados através do nosso portal, tanto para os jornalistas, como para a população em geral”, disse.

IPM – Pedro Alberto Coutinho

O Instituto de Previdência do Município (IPM) será gerido, a partir de 2009, pelo advogado e farmacêutico Pedro Coutinho, nascido em João Pessoa, no dia 30 de novembro de 1959. Ele já tem uma larga experiência como gestor público, com destaque para os cargos de secretário do Desenvolvimento Social e chefe de Gabinete, que ocupou em gestões passadas da Prefeitura de João Pessoa. É vereador na Capital desde 1982, pelo PTB. “Encaro o convite como mais um desafio, uma missão. Espero poder honrar a confiança que em mim foi depositada, graças à experiência acumulada nos últimos anos, e desempenhar o meu papel com muita responsabilidade nesse órgão que é de tanta importância dentro da administração municipal”, disse.

Emlur – Coriolano Coutinho

O administrador Coriolano Coutinho, nascido em 17 de abril de 1964, deixa o cargo de diretor financeiro-administrativo da Emlur para assumir a superintendência do órgão. Sua experiência como gestor público remonta aos tempos que viveu no Ceará, como chefe de gabinete e assessor de Planejamento da Prefeitura de Capui-CE e diretor do Hospital Municipal de Sobral-CE. “Vamos avançar, dando continuidade aos projetos já iniciados. As mudanças que ocorrerão daqui pra frente são em outro patamar e exigirão mais da nossa criatividade e empenho, já que as modificações estruturais e as políticas públicas já foram e estão sendo desenvolvidas”, disse.

Guarda Municipal – José Bernardino

Presidente do PPS, José Bernardino da Silva, é professor e tem formação em Direito, Relações Públicas e mestrado em Marketing. Vereador por Santa Rita em 1996, Bernardino é o atual vice-presidente da Associação Brasileira de Supermercados e foi presidente da Associação de Supermercados da Paraíba de 1997 a 2007.

É autor dos livros ‘Manual de Relações Públicas para Supermercadistas’ e ‘O marketing integrado nas ações estratégicas entre fornecedores e supermercadistas paraibanos’. Bernardino é casado com Tatiana de Souza Silva e tem dois filhos: Otávio Cassiano de Souza Silva e Tiago Bernardino de Souza Silva.

Procon Municipal – Watteau Rodrigues

O novo coordenador do Proncon Municipal é formado em Direito e advogado militante. Watteau Rodrigues nasceu em 14 de junho de 1962, em João Pessoa; foi vereador durante quase dois anos, pelo PCdoB; coordenador de Esporte do Ministério dos Esportes e da Prefeitura da Capital, no primeiro governo de Ricardo Coutinho. “Me sinto honrado em ocupar uma pasta que cuida da proteção e defesa do consumidor, que precisa ter o Estado como um braço regulador para que seus direitos sejam atendidos. Vamos encarar essa missão com muita responsabilidade”, disse.

STTrans – Laura Farias

A nova superintendente de Transportes e Trânsito, Laura Farias Barbosa, foi chamada de ‘coringa’ pelo prefeito Ricardo Coutinho, devido ao seu trânsito na gestão municipal. Ela é advogada e foi a primeira mulher a assumir a superintendência da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), onde permaneceu nos últimos três anos. Ela é natural de João Pessoa, formada em Ciências Jurídicas pelo Unipê, com especialização em Processo Civil. Foi presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sintem) e assessora jurídica do Instituto de Previdência Municipal (IPM), no primeiro governo de Ricardo Coutinho. Ela disse que vai se inteirar dos projetos desenvolvidos pela STTrans para dar continuidade ao trabalho dentro dos parâmetros de qualidade que estão sendo implementados. "É uma tarefa árdua, mas importante já que a cidadania começa a partir do momento que temos a consciência de que a nossa cidade é a nossa casa e, portanto, devemos cuidar dela", afirmou.

Coordenadoria de Controle Interno – Ana Cartaxo

A coordenadora de Controle Interno, Ana Maria Cartaxo Bernardo de Albuquerque, é natural da cidade de São João do Rio do Peixe-PB, mas ainda muito jovem migrou para a cidade grande em busca de uma melhor educação. Graduou-se em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco onde também obteve o título de mestre em Direito Administrativo e já atuou como auditora fiscal da Receita Federal do Brasil.

Ela está à frente do Controle Interno desde 2005 e vem aplicando os princípios da legalidade administrativa, orientando e fiscalizando as demandas da gestão municipal, como também os cumprimentos das metas estabelecidas para a educação e a saúde do município.

“Quando chegamos no setor, nos deparamos com o total abandono. Não existia de fato uma ação de controle interno. Foi o prefeito Ricardo Coutinho, junto com a nossa equipe, que iniciamos um trabalho de resgate e que daremos prosseguimento, aprimorando e qualificando ainda mais os serviços”, explicou Ana Maria.

Orçamento Democrático – Ronaldo Barbosa

O coordenador do Orçamento Democrático, Ronaldo Barbosa, é mestre em Educação e foi assessor parlamentar de vários políticos paraibanos. Ele deixa a Coordenadoria de Apoio Parlamentar da Secretaria de Articulação Política para assumir a Coordenadoria do OD. “Quero continuar essa ‘revolução’ na administração pública, que é a participação popular da população através do OD. Assumimos essa responsabilidade com a expectativa de aumentar a participação da população nas decisões políticas dessa administração”, afirmou.

Defesa Civil – Manoel Duré

O coordenador da Defesa Civil, Manuel Duré, é natural do município de Itabaiana-PB, mas escolheu a cidade de João Pessoa como sua nova casa. Formou-se em Engenharia Civil e há quatro anos está à frente daquele órgão. Duré permanece no cargo nesta nova etapa da gestão do prefeito reeleito Ricardo Coutinho (PSB). “Para mim é uma alegria e um grande desafio. Conseguimos organizar a casa e, de fato, a Defesa Civil teve o suporte necessário para atender as necessidades da população. Esperamos dar continuidade ao trabalho implantado nesses últimos anos, com mais eficiência para enfrentar os problemas das áreas de risco da Capital”, observou.

Proteção dos Bens Históricos – Fernando Moura

O jornalista e escritor Fernando Moura, 48 anos, nasceu em São Paulo-SP, mas foi adotada por João Pessoa há 35 anos. Ele foi fundador da Associação do Centro Histórico Vivo (Acehrvo), onde militou pela preservação do Centro Histórico de João Pessoa, em diversos projetos. No primeiro governo de Ricardo Coutinho assumiu a função de diretor de Marketing e Diretor de Planejamento e Projetos da Secretaria de Comunicação. Agora, assume a Coordenadoria de Proteção dos Bens Históricos (Probec).

“O meu papel será colocar em prática as diretrizes já definidas por representantes governamentais e da sociedade civil para a recém-criada coordenadoria. O ano de 2009 será para efetivar tudo o que foi pensado, nesse primeiro momento, para o Centro Histórico de João Pessoa e também para outras áreas, prédios e logradouros que estão fora do perímetro do Centro Histórico, mas têm valor histórico para a cidade. Vamos fazer o Inventário do Patrimônio Histórico da cidade, que é essencial para a captação de recursos e para desenvolver o projeto de educação patrimonial nas escolas e do grande público. Temos muito trabalho a fazer”, previu o jornalista.

Coordenadoria de Políticas Púbicas para Mulheres – Douraci Vieira

Douraci Vieira dos Santos é graduada em Serviço Social pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e assessora de movimentos sociais populares. Já foi coordenadora do Programa de Habitação Popular da Arquidiocese da Paraíba e também de Humanização de Áreas Periféricas da Fundação de Ação Comunitária (FAC). Foi diretora de Atividades da Associação de Assessoria dos Movimentos Populares (Samops) e assessora do gabinete de Ricardo Coutinho, quando este era deputado estadual. Atualmente integra a Rede de Educadores Populares do Nordeste. Foi secretária de Desenvolvimento Social na primeira gestão, durante mais de dois anos, e assumiu a Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres (CPPM), onde foi confirmada para a segunda gestão do prefeito Ricardo Coutinho (PSB). "O mais importante é estarmos juntos construindo este governo. A CPPM tem um papel muito importante que é mobilizar o conjunto do governo para discutir e implementar políticas públicas para as mulheres. Estou contente porque as mulheres são um público a quem tenho muito apreço", explicou Douraci.

Ouvidoria – Tânia Brito

A nova ouvidora da Prefeitura de João Pessoa, Tânia Maria de Oliveira Brito, é formada em Direito pela Universidade Federal da Paraíba, com especialização em Educação Popular. Ela foi técnica da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Prac/UFPB); foi chefe da Seção de Sindicância do Ministério da Saúde e juíza conciliadora do 3º Juizado Cível de João Pessoa. Ela integrou o primeiro Conselho Estadual de Saúde, representando os trabalhadores e foi assessora da Sedes/PMJP e participou da criação da Ouvidoria da UFPB.
“É uma enorme responsabilidade, porque a criação da Ouvidoria na Prefeitura marcou uma mudança de paradigma e da concretização do processo de democracia participativa e de controle social. A Ouvidoria não é só um órgão para receber reclamação, mas uma caixa de ressonância do que a sociedade pensa do poder público. É realmente uma responsabilidade e uma alegria imensa integrar esse governo”, disse.