Diretor-geral da Aneel vai se tornar cidadão paraibano e receber alta comenda da ALPB

Filho e neto de paraibanos, André Pepitone será agraciado com o título de Cidadão Paraibano e também receberá a Medalha Epitácio Pessoa.

Foto: divulgação/Aneel

Filho e neto de paraibanos, o diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e alagoano, André Pepitone, vai se tornar oficial cidadão paraibano no próximo mês. Ele será agraciado com o título de Cidadão Paraibano e também receberá a Medalha Epitácio Pessoa, alta comenda da Assembleia Legislativa. A cerimônia para entrega do Título e Medalha será realizada no dia 11 de maio, às 14h30, na Casa de Epitácio Pessoa.

A concessão do Título de Cidadão Paraibano foi uma iniciativa de autoria do deputado estadual Jutay Meneses (Republicanos). Jutay destacou que a homenagem é um reconhecimento do estado à atual gestão da Aneel, cujo “trabalho foi pautado em entregas concretas para a sociedade, regras claras e transparentes que transmitem segurança e confiança aos consumidores de energia elétrica e aos agentes de mercado, garantir melhoria da qualidade dos serviços, ampliação da oferta e, nosso maior desafio, a desoneração tarifária”, diz.

Já a Medalha de Epitácio Pessoa foi uma propositura do deputado Ricardo Barbosa (PSB) e da deputada Pollyana Dutra (PSB), pelos relevantes serviços prestados à Paraíba e ao Brasil, na condução de medidas estruturantes para desonerar a tarifa de energia dos brasileiros. Isso inclui “acordos com bancos, redução de subsídios e alocação mais eficiente de custos”, afirma a justificativa da Medalha. Os parlamentares também destacaram os avanços na modernização do setor elétrico, o reconhecimento internacional e a regulação voltada para resultados e investimentos.

Campinense

No início do mês, André Pepitone foi agraciado com o Título de Cidadania Campinense. O evento foi realizado no dia 1º de abril, na Federação das Indústrias da Paraíba, em Campina Grande. Pepitone recebeu o título das mãos do prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima, e do presidente da Câmara Municipal de Campina Grande, vereador Marinaldo Cardoso, autor da proposta.

Na ocasião, o diretor-geral destacou o potencial do Nordeste e da Paraíba para promoverem a expansão da geração por fontes renováveis. “A Paraíba e o Nordeste estão na vanguarda tanto do uso do vento como do Sol para produzir energia elétrica. Somando as duas fontes temos a previsão de R$ 11 bilhões investimentos no Estado até 2027″, comentou.

Carreira

Pepitone é servidor de carreira e ocupa a diretoria da ANEEL desde 2010. Seu mandato como diretor-geral da entidade se encerra em 14 de agosto. Ele deve assumir como novo diretor financeiro da Itaipu Binacional.

Como servidor da Agência, atuou na equipe de autorizações de empreendimentos de fontes renováveis da Superintendência de Concessões e Autorizações de Geração – SCG (2000-2002); na Superintendência de Estudos de Mercado – SEM (2002-2006) e na Assessoria da Diretoria – ASD (2006-2010).

É engenheiro civil pela Universidade de Brasília (UnB), especialista em Ciências Geotécnicas, também pela UnB, e possui MBA em Theory and Operation of a Modern National Economy, pela Universidade George Washington.

Participou, ainda, da décima-primeira edição do Program on Utility Regulation and Strategy, ministrado na Warrington College of Business, da Universidade da Flórida. Entre maio de 2012 e maio de 2014, Desempenhou a função de Diretor da Associação Brasileira de Agências de Regulação – ABAR.

Em março de 2015, foi eleito Vice-Presidente da Associação Ibero-americana de Entidades Reguladoras de Energia – ARIAE, com mandato de três anos. Em maio de 2018, foi eleito Presidente da ARIAE, com mandato de três anos.

Seus principais interesses de pesquisa incluem políticas energéticas para energias renováveis, inovação e redes inteligentes, caminhos de modelagem em direção a sistemas energéticos sustentáveis e liberalização dos mercados de energia.

Reverenciado internacionalmente, recentemente André Pepitone foi homenageado com o prêmio Personalidades do Ano de 2021, pelo Global Council of Sustainability & Marketing e o Fórum das Américas.