Ministros Wellington Dias e Silvio Almeida participam de encontro de prefeitos em João Pessoa

O evento vai discutir o futuro das médias e grandes cidades nos dias 01 e 02 de junho. Entre os temas, economia verde, adaptação das cidades às mudanças climáticas, financiamento das cidades, políticas culturais, mobilidade urbana e reforma tributária.

Ministros do Desenvolvimento Social, Wellington Dias e dos Direitos Humanos, Silvio Almeida. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

João Pessoa vai sediar, na próxima semana, nos dias 01 e 02 de junho, um encontro com prefeitos das capitais brasileiras e ministros do governo Lula, promovido pela Frente Nacional dos Prefeitos. O chefe do Executivo de João Pessoa, Cícero Lucena, é o 1º Secretario da Frente e será o anfitrião.

O evento vai discutir o futuro das médias e grandes cidades. Entre os temas, economia verde, adaptação das cidades às mudanças climáticas, financiamento das cidades, políticas culturais, mobilidade urbana e reforma tributária. 

Três ministros estão confirmados, de acordo com a organização: Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome), Silvio Almeida (Direitos Humanos e da Cidadania) e Alexandre Silveira (Minas e Energia).

Também está prevista na programação uma palestra de Augusto Nardes, ministro e ex-presidente do Tribunal de Contas da União. Ele vai falar sobre Governança Pública Municipal.

Além dos representantes do governo federal, estão inscritos mais 140 participantes, sendo 40 prefeitas e prefeitos, dentre eles 14 de capitais.

Precisamos considerar o crescimento das cidades, da população, e pensar em alternativas que atendam às demandas de maneira que não impactem e nem devastem o meio ambiente”, disse o prefeito anfitrião, Cícero Lucena, 1º secretário Nacional da FNP.

Segundo o presidente da FNP, Edvaldo Nogueira, prefeito de Aracaju/SE, o objetivo desse modelo de evento é trazer para a mesa temas mais específicos e, a partir do diálogo, construir soluções conjuntas.

“Queremos debater esses assuntos mais no detalhe, aprofundando tecnicamente as pautas que são importantes para as nossas cidades”, explicou.

Confira a programação completa 

Ministros Wellington Dias e Silvio Almeida participam de encontro de prefeitos em João Pessoa

A Frente 

A FNP é a única entidade municipalista nacional dirigida exclusivamente por prefeitas e prefeitos em exercício dos seus mandatos. Ela reúne todas as capitais e os municípios com mais de 80 mil habitantes, somando 415 médias e grandes cidades.

Nestes municípios, vivem 61% dos brasileiros e neles se produz 74% do Produto Interno Bruto (PIB) do País.

A diretoria é composta aindfa pelo prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, como primeiro vice-presidente, e o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, como segundo vice-presidente.