Hugo Motta negocia com governo Lula cargo na Codevasf, diz O Globo

Hugo Motta disse que “não há condicionamento nem troca de espaço por apoio, mas, quando o governo valoriza um parlamentar, isso vem”.

Foto: Marina Ramos/Câmara dos Deputados

Apesar de se declarar independente do Palácio do Planalto na Câmara Federal, O Republicanos tem pleiteado indicação de cargos no governo Lula. Segundo O Globo, um dos articuladores da negociação é o deputado Hugo Motta, líder do Republicanos na Câmara.

O paraibano estaria tentando indicar um afilhado político para o comando da superintendência da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) na Paraíba. O cargo nem existe, ainda será criado pelo governo.

Hugo Motta, cuja mulher, Luana Medeiros Motta, é assessora na Codevasf, diz que o partido vai agir de forma colaborativa:

Não há condicionamento nem troca de espaço por apoio, mas, quando o governo valoriza um parlamentar, isso vem”, disse Hugo Motta.

Além de postos de segundo e terceiro escalões no governo, o partido negocia o apoio do Planalto a um projeto que amplia a isenção de impostos para igrejas.

“Essa postura de independência nos dá tranquilidade para dialogar com o governo em algumas pautas, como o arcabouço fiscal. Ninguém é irresponsável de ficar contra. Está no estatuto do partido a responsabilidade com as contas públicas”, declarou Hugo Motta.

O Republicanos caminha para se fortalecer ainda mais em Brasília. Tem se distanciado das siglas do Centrão com as quais caminhou nos últimos quatro anos do governo Bolsonaro, como o PP e o PL. Na semana passada, o partido se uniu a PSD, MDB, Podemos e PSC para formar o maior bloco partidário da Câmara, com 142 deputados.

Quanto maior o grupo, mais poder ele tem para assumir relatorias de projetos importantes na Casa, além de espaços no Executivo.