Margareth Menezes recebe lista tríplice para Superintendência do IPHAN na Paraíba

Os três nomes para administrar o Instituto do Patrimônio Histórico Nacional, na Paraíba, foram sugeridos pelo Fórum de Patrimônio Cultural de João Pessoa.

Sede do Iphan (em amarelo) no Centro de João Pessoa (Foto: Krystine Carneiro/G1)

O Fórum de Patrimônio Cultural de João Pessoa encaminhou à ministra da Cultura, Margareth Menezes, uma carta sugerindo três nomes para assumir a Superintendência do (IPHAN) na Paraíba. A lista tríplice é composto pelos antropólogos Emanuel Braga e Helena Tavares, e a suplente de deputada estadual Márcia Lucena (PT). (confira abaixo o perfil dos indicados)

O Fórum de Patrimônio Cultural de João Pessoa é composto por pessoas, associações e grupos atuantes no campo patrimonial, representando os membros da sociedade civil ligados às áreas da Cultura e do Patrimônio.

No documento, o grupo pede que a escolha para o cargo deve ter como base o conhecimento técnico, mas também contemplar a capacidade de articulação política interna e externa e de mobilização de instituições parceiras e sociedade civil, em torno do campo do Patrimônio.

A preocupação é que a indicação não tenha coerência com o governo de coalisão em defesa da Cultura proposto por Lula.

“A Superintendência, nos últimos anos, foi ocupada por aventureiros sem conhecimento dos meandros do campo e sem a sensibilidade de compreender o patrimônio cultural de forma ampla e participativa, de modo que a política patrimonial se tornou frágil e suscetível a interesses alheios à política de Estado, gerando graves problemas internos e externos ao Iphan, especialmente no Estado da Paraíba”, diz um trecho da carta.

Carta na íntegra AQUI.

Confira o perfil dos três indicados pelo Fórum para a Superintendência do Iphan-PB:

Emanuel Oliveira Braga – Antropólogo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional na Paraíba desde 2010. Doutor em Antropologia pela Universidade Federal de Pernambuco e Mestre em Antropologia pela Universidade Federal da Paraíba. Tem graduação em Ciências Sociais com habilitação em Antropologia pela Universidade Federal do Ceará. Experiência na área de pesquisa etnográfica; gestão do patrimônio cultural nos seus mais diversos aspectos e perspectivas; identificação, registro e salvaguarda do patrimônio cultural, projetos e ações de educação patrimonial; planejamento, construção e avaliação de políticas públicas; e análise de processos de Licenciamento Ambiental.

Helena Tavares – Atualmente realiza o curso de doutorado em Ciências Sociais na Universidade Estadual de Campinas, na linha de pesquisa “Patrimônio Cultural e Memória Social”. Trabalha no Observatório de Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Bocaina, um Programa da Fiocruz em parceria com o Fórum de Comunidades Tradicionais de Angra dos Reis, Paraty e Ubatuba que busca promover a justiça socioambiental de povos e comunidades tradicionais. Possui Mestrado em Preservação do Patrimônio Cultural pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan – (2014) e é graduada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (2010), nas modalidades Bacharel em Antropologia e Licenciatura em Ciências Sociais Geral (2011). Atuou na gestão do Patrimônio Cultural como Chefe de Divisão Técnica na Superintendência do Iphan no Estado do Amapá, envolvendo as áreas do patrimônio material,
patrimônio imaterial, patrimônio arqueológico e educação patrimonial. Desenvolveu trabalhos de
consultoria para a UNESCO no acompanhamento da Política de Patrimônio Imaterial em parceria
com a Superintendência do Iphan no Estado de São Paulo.

Márcia Lucena – Professora há 40 anos, com vasta experiência em educação de jovens e adultos, alfabetização, formação de professores e assessoria para a elaboração de sistemas educacionais das redes públicas municipais. Gestora pública com foco na participação cidadã, gestão compartilhada e formação política. Foi Coordenadora do ProJovem Urbano – Programa Nacional de Inclusão de Jovens, Secretária de Educação do Estado da Paraíba, Presidente da Fundação Cultural da Paraíba – FUNESC e Prefeita do município de Conde/PB. Em 2022 conquistou a vaga de suplente de Deputada Estadual pelo PT da Paraíba.