Livro sobre a fraude à cota de gênero será lançado no TRE-PB nesta sexta-feira

A obra sobre fraude à cota de gênero é fruto dos estudos de três juristas na área eleitoral na Paraíba.

Foto: divulgação

Como parte das atividades alusivas ao Dia Internacional da Mulher, será lançado nesta sexta-feira (8), o livro “A mulher no processo político eleitoral brasileiro” – A luta pela igualdade e a fraude à cota de gênero. A solenidade será realizada na sala de sessões do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), às 10h.

A obra é fruto dos estudos de três juristas na área eleitoral: o juiz membro do TRE-PB, Fábio Leandro de Alencar Cunha, o assessor eleitoral Fábio de Souza Pereira e o advogado e professor da UEPB Laplace Guedes Alcoforado de Carvalho.

Segundo Fábio Pereira, o trabalho traz reflexões da luta da mulher no cenário eleitoral brasileiro, que hoje encontra na fraude à cota de gênero um dos seus grandes desafios. “É importante para democracia que as mulheres tenham vez e voz, abolindo de vez as candidaturas fictícias que violem a lei 9.504/97”, afirmou.

Programação no TRE-PB

O evento, promovido pela Comissão da Participação Feminina do TRE-PB, terá palestra de abertura da historiadora Maria das Graças Madruga Paiva Santiago, além da apresentação artística da violinista Belle Soares.

No dia também terá o lançamento do livro “Actas 1932 e 1933 – Tribunal Regional de Justiça Eleitoral da Parahyba”, do servidor e escritor Renato César Carneiro, e a apresentação da revista Mulheres pela Democracia da Paraíba.