Marcus Túlio é eleito presidente do PT de João Pessoa com ampla vitória

Filiados ao PT decidiram mudar a presidência do partido em João Pessoa e elegeram o advogado Marcus Túlio como novo dirigente.

O advogado Marcos Túlio venceu, neste domingo (8) a eleição para a presidência do PT em João Pessoa. Ele obteve 1.323 votos, contra apenas 77 do atual dirigente, Antônio Barbosa, que tentava a reeleição.

A vitória simboliza um movimento de renovação desejado pelos petistas, com vistas à Eleição 2024, o que ficou claro pelos números. Barbosa obteve próximo do total de votos brancos (30) e nulos (9) somados.

Também chamou a atenção a desidratação da sua candidatura, que chegou à disputa apenas com o apoio de lideranças como o ex-governador Ricardo Coutinho, que anda ausente da capital, a ex-prefeita de Conde, Márcia Lucena; a ex-deputada estadual, Estela Bezerra; e do deputado federal Luiz Couto.

Já Tulio foi colecionando apoios como o do presidente estadual do PT, Jackson Macedo e de parlamentares como Luciano Cartaxo e Cida Ramos, ambos com planos de disputar a prefeitura de João Pessoa no próximo ano, além do vereador Marcus Henriques.

Conquistou as lideranças com a promessa de, mesmo aliado do governador Joao Azevêdo, que sinaliza apoio à reeleição do prefeito Cicero Lucena (PP), assegurar legenda para uma candidatura própria do PT, assim como orienta a resolução nacional do partido.

Esse, inclusive, será o grande desafio do PT no próximo ano. O partido não vence uma eleição na capital desde 2012. Só derrotas nas urnas e desgastes públicos com disputas internas e judicializadas.

A vitória de Lula nas eleições presidenciais tem sido vista como um novo fôlego para a retomada de espaços em todo o país.