Marialvo projeta perda de R$ 600 milhões, mas descarta aumento do ICMS na Paraíba

Em entrevista à CBN Paraíba, nesta terça-feira (27), o auxiliar do governo João Azevêdo (PSB) confirmou que, fruto desse resultado positivo, não haverá aumento da alíquota do ICMS no próximo ano.

Secretário da Fazenda, Marialvo Laureano. Foto: divulgação/Sefaz-PB

Mesmo com previsão de perdas de R$ 600 milhões aos cofres da Paraíba, o secretário da Fazenda, Marialvo Laureano, disse que o estado deve encerrar o ano em equilíbrio fiscal. Em entrevista à CBN Paraíba, nesta terça-feira (27), o auxiliar do governo João Azevêdo (PSB) confirmou que, fruto desse resultado positivo, não haverá aumento da alíquota do ICMS no próximo ano.

Marialvo Laureano disse que as medidas fiscais tomadas pelo governo Federal contra os estados, com a redução de ICMS sem avaliação dos riscos fiscais, foi sentida pela Paraíba, mas não conseguiu desestabilizar a economia do estado.

Outros setores da economia nos ajudam a amenizar esse prejuízo. O governador quer que a população não sofra com o aumento de tributo, trabalhamos nesses quatro anos com desoneração tributária em vários setores”, destacou o secretário.

Segundo o secretário, a perda do ICMS é um impacto grande. “O governo federal queria desestabilizar os estados. Alguns tiveram que aumentar. Aqui vamos equacionar, de forma transparente, e no final de 2023 a gente vai fazer uma avaliação do novo governo. A gente espera que não vai haver essa perseguição e que a gente possa trabalhar normalmente e fazer essa compensação”, completou.

Confira a entrevista à CBN Paraíba na íntegra: