Maurício de Sousa, autor da Turma da Mônica, se torna cidadão paraibano

O governador João Azevêdo (PSB) sancionou uma lei que concede ao cartunista Maurício de Sousa, autor da Turma da Mônica, é o mais novo cidadão paraibano.

Foto: divulgação/Instagram

O governador João Azevêdo (PSB) sancionou uma lei que concede ao cartunista Maurício de Sousa, autor da Turma da Mônica, é o mais novo cidadão paraibano. A homenagem, de autoria do deputado Eduardo Carneiro (Solidariedade), foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira (28).

A matéria havia sido aprovada em urgência no dia 11 de setembro, às vésperas da vinda de Maurício de Sousa a João Pessoa, para participar do Imagineland, evento de cultura pop que aconteceu entre os dias 28 a 30 de julho. O texto, no entanto, não foi sancionado a tempo para que o diploma fosse entregue durante o evento.

No Imagineland, Maurício foi surpreendido com a presença de familiares paraibanos, que finalmente puderam o conhecer. O cartunista já havia dito que tinha parentes na Paraíba  e se sentia “meio paraibano”. A partir dessa declaração, o governo do estado iniciou uma investigação para localizar os parentes e surpreendê-lo na solenidade.

A equipe da PM, formada por Major Brito, Tenente Roberes e Sargento Joseanea, descobriu um grau de parentesco entre o avô de Maurício de Sousa e uma família natural de Santa Luzia, no Sertão da Paraíba.

A árvore genealógica do cartunista chegou em Cleber Dantas Torres, professor universitário e analista de sistemas que mora em João Pessoa. Conforme as pesquisas, o bisavô de Cleber era irmão do avô de Maurício. Ambos não sabiam que eram parentes até então.

Cleber tem mais duas irmãs, e ao todo, eles têm sete filhos. Pouco antes de conhecer Mauricio de Sousa ele disse que as crianças da família estavam em êxtase, já que Mauricio é uma referência para várias gerações de sua família, fazendo parte inclusive de algumas das melhores memórias afetivas que ele tem com o já falecido pai.

Proposta de Eduardo Carneiro

Autor da propositura, Eduardo Carneiro destacou a importância de Maurício de Sousa para a literatura brasileira, sendo um dos autores mais influentes dentro e fora do país.

O parlamentar lembrou que o ‘mais novo paraibano’ criou a ‘Turma da Mônica’ e vários outros personagens de história em quadrinhos que marcaram época e fazem sucesso até os dias atuais. “Maurício de Sousa é um verdadeiro patrimônio da nossa literatura, sendo responsável por levar entretenimento, cultura e informação a muitas gerações, além de ser um autor multipremiado ao longo de sua carreira”, disse.

Eduardo Carneiro se disse honrado em poder prestar essa justa homenagem ao autor, que tanto contribuiu com a cultura brasileira. “Muitas crianças tiveram as primeiras experiências e foram estimuladas para a leitura graças aos quadrinhos de Maurício de Sousa. Sem dúvida nenhuma é uma homenagem merecida, que só faz engrandecer ainda mais o nosso estado”, afirmou.

Maurício de Souza

Nascido na cidade de Santa Isabel, em São Paulo, Maurício de Sousa é neto de avós paraibanos. Recentemente, o autor esteve em João Pessoa, onde participou de um dos mais importantes eventos de cultura pop do país. Na oportunidade, Maurício destacou a sua relação com o estado e se disse meio paraibano, por conta do vínculo familiar que possui através dos avós paraibanos.

Filho de Antônio Mauricio de Sousa e de Petronilha Araújo de Sousa, Maurício viveu num ambiente cercado de arte, pois seu pai, além de barbeiro, era poeta, compositor e pintor, e sua mãe era poetisa.

Sua casa estava sempre cheia de livros, proporcionando um ambiente bastante cultural. Em sua casa, era comum receber saraus, reuniões de artistas e rodas de chorinho.

Os quadrinhos de Mauricio de Sousa têm fama internacional, tendo sido adaptados para o cinema, para a televisão e para os videogames, além de terem sido licenciados para comércio em uma série de produtos com a marca das personagens.