Morte de José Carlos da Silva Júnior é lamentada por autoridades políticas e entidades

Por ANGÉLICA NUNES e LAERTE CERQUEIRA

Morte de José Carlos da Silva Júnior é lamentada por autoridades políticas e entidades
Foto: Reprodução/TV Cabo Branco

Além do governador da Paraíba, João Azevêdo (Cidadania), a morte do ex-senador e ex-vice-governador da Paraíba, José Carlos da Silva Júnior, foi lamentada por diversas autoridades do legislativo e do executivo municipal. O também proprietário do Grupo São Braz e das TVs Cabo Branco e Paraíba faleceu na manhã desta sexta-feira (5), no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, aos 94 anos, em decorrência da Covid-19.

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Adriano Galdino (PSB), foi um dos primeiros a emitir nota de pesar em nome de todos os parlamentares e servidores pela morte do empresário. “Recebemos a notícia da morte do amigo José Carlos com profunda tristeza. Infelizmente, ele é mais um a perder a vida vítima dessa doença que vem causando tantas dores a milhares de famílias. José Carlos era um homem íntegro e um empresário com serviço bastante relevante para a Paraíba. Além disso, atuou muito bem na política do nosso estado, onde foi senador e vice-governador”, destacou.

Logo em seguida parlamentares enviaram notas pessoais para manifestar o pesar pela morte de José Carlos da Silva Júnior, dentre eles os deputados Wilson Filho. Ele destacou que:

“José Carlos também deixou sua marca na política como defensor de melhorias à conjuntura econômica do Nordeste e brasileira, quando exerceu os cargos de vice-governador e senador”.

Também postaram em suas redes sociais os deputados Raniery Paulino (MDB), Dr Erico e as deputadas Pollyana Dutra e Cida Ramos.

Congresso Federal

O coordenador da bancada federal da Paraíba, Efraim Filho (DEM), em nome de todos os senadores e deputados federas pelo estado, lamentou o falecimento do ex-senador José Carlos da Silva Junior, “uma referência que soube conciliar a política e o empreendedorismo, marcando posição sempre respeitada na agenda econômica da Paraíba”.

Conterrâneo campinense, o senador Veneziano (PSB) lamentou a morte do empresário que, em suas palavras, que tinha grande visão de futuro. na primeira metade do século passado. “E com sua capacidade de antever trouxe-nos a nos campinenses e a Paraíba um grande resultado”, reconheceu.

Também de Campina Grande, a senadora lamentou o falecimento de José Carlos da Silva Júnior. “Perdemos mais uma pessoa para a covid-19, doença que não para de fazer vítimas e de destrocar famílias. Não são números apenas, cada perda carrega uma história. E a de José Carlos era de um visionário e um grande empreendedor que deixa um grande legado para a Paraíba. Sua atuação como empresário contribuiu muito para a história do nosso Estado. Aos familiares e aos muitos amigos que ele conquistou ao longo da vida, meus sinceros sentimentos pela perda”, frisou Daniella.

O deputado federal Gervásio Maia também destacou o legado visionário do empresário. Diz a nota:

Uma referência no setor produtivo, no empreendedorismo e nas telecomunicações. Homem íntegro, que com coragem, determinação e ousadia, levou o nome da Paraíba e se posicionou como um dos principais empresários da indústria de alimentos da região Nordeste”.

https://twitter.com/gervasiomaia/status/1367849232628150278

Prefeitos

O prefeito de João Pessoa Cícero Lucena (PP) lamentou a morte através de suas redes sociais. “Um grande paraibano, José Carlos deixa três filhos: Ricardo Carlos, Eduardo Carlos e Eliane Freire. Além de netos, amigos e admiradores da sua trajetória de incontáveis vitórias. Vá em paz, meu amigo. Todos sentiremos muito a sua falta”, declarou.

O prefeito de Cabedelo, Vitor Hugo, também prestou homenagens ao empresário. “Zé Carlos tem diversos serviços prestados a nossa Cabedelo, onde montou a sede do Grupo São Braz, e é grande apoiador de vários projetos, além de um importante gerador de empregos. Aos amigos, familiares e admiradores, os meus mais profundos sentimentos. Que Deus o receba de braços abertos e conforte os corações dos que aqui ficaram”, postou em suas redes sociais.

O prefeito de Patos, Nabor Wanderley também manifestou pesar pela morte do ex-senador.

Câmara Municipal de João Pessoa

A mesa Diretora da Câmara lamentou a perda do “grande paraibano”, que ao “longo da vida, se transformou em modelo de empreendedor e grande entusiasta do desenvolvimento econômico do Estado. Trilhou, na vida empresarial, um caminho de sucesso que serve de inspiração para todos os paraibanos”.

Seus ensinamentos e exemplo de vida no ramo empresarial e na política, orgulham a todos nós. Aos amigos e familiares, manifestamos nossos mais sinceros sentimentos de solidariedade. O momento é de grande tristeza, diz a nota.

Fiep

A Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEP) e as entidades que compõe o Sistema Indústria da Paraíba, decretaram luto oficial por uma semana, em virtude da perda de uma das principais lideranças empresariais do estado. Segue a nota:

“Empresário e homem público, José Carlos da Silva Junior, presidente do Grupo São Braz e proprietário das TVs Cabo Branco e Paraíba, sempre se destacou por seu pioneirismo e visão empreendedora, que contribuíram imensamente para o desenvolvimento da indústria e do nosso estado. Foi cofundador da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEP) e durante anos contribui como diretor desta federação.

Com atuação no ramo da indústria alimentícia foi presidente do Sindicato do Milho, Torrefação de Café e Refinação do Sal do Estado da Paraíba; presidente da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC); diretor da Bolsa de Mercadorias da Paraíba, além de integrar os conselhos da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e da Associação Comercial de Campina Grande.

Como homem público, em 1982, disputou o cargo de vice-governador, foi suplente de senador e por três vezes assumiu a vaga no Senado Federal.

Nossas condolências à família para a qual resguardamos e externamos nossos sentimentos de solidariedade e gratidão, em nome de toda a diretoria da FIEP.”

CDL

É com pesar que a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas da Paraíba (FCDL Paraíba) também lamentou a morte do empresário, que era associado da CDL de Campina Grande. “José Carlos sempre se destacou por ser um empresário visionário e que acreditou na Paraíba, onde deixa diversos empreendimentos e um grande legado. As nossas mais sinceras condolências à família e o nosso desejo de que Deus o receba na sua Glória e acalente a família na sua infinita misericórdia”, declarou José Lopes da Silva Neto, presidente da FCDL Paraíba.

Imprensa

A Associação Paraibana de Imprensa (API) em nome de sua diretoria e associados prestou condolências a família do empresário José Carlos da Silva Júnior, que era era empresário do ramo de alimentação e da Comunicação, setor que liderava o grupo Paraíba de Comunicação formado pelas afiliadas da Rede Globo, além das rádios CBN João Pessoa e Campina Grande e da Cabo Branco FM. Na internet o grupo mantém os sites G1 Paraíba e Jornal da Paraíba Online.

“A API se solidariza com familiares e amigos do empresário e destaca que os veículos de comunicação do grupo liderado por José Carlos vêm desempenhando um papel importante neste momento de pandemia que a Paraíba, o Brasil e o mundo atravessam, levando informações e encabeçando campanhas de conscientização para a população. Esse é o papel que cabe a imprensa neste período difícil que estamos atravessando”.