Novo secretário de Educação chega à Paraíba com quatro prioridades; confira o que ele disse

O novo secretário, Antônio Roberto de Araújo Souza, vem do Ceará e foi anunciado como novo gestor da pasta pelo governador João Azevêdo (PSB), na noite desta segunda-feira (23),

Foto: Divulgação

O novo secretário de Eduação da Paraíba, Antônio Roberto de Araújo Souza, que foi anunciado como novo gestor da pasta pelo governador João Azevêdo (PSB), na noite desta segunda-feira (23), afirmou que assume com quatro prioridades.

Em áudio, que o Conversa Política teve acesso, afirmou que a primeira delas é alfabetizar todas as crianças até o 2º ano de Ensino Fundamental, por meio de uma política de cooperação com os municípios.

A segunda, melhorar os indicadores de aprendizagem em todas as etapas da educação básica e colocar a Paraíba em posição de destaque, em avanço na educação brasileira.

O terceiro objetivo é ampliar o número de escolas municipais e estaduais integrais, porque, segundo ele, isso é determinante  também para melhoria dos resultados da aprendizagem.

A quarta prioridade é a preparação dos estudantes de ensino médio para o acesso à universidade e na ampliação de oportunidades de formação técnico-profissional.

Claro que isso vai exigir da gente um amplo esforço para pensar uma nova estrutura para secretária de estado da educação e uma redistribuilão das escolas , rede de ensino, entre as regionais”, completou.

Currículo

De acordo com informação do currículo lattes, Roberto estava na Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Secretaria de Educação do Ceará, em Brejo Santo, desde de 2015.

O Ceará é o estado brasileiro referência na melhoria dos índices da Educação e o partido Republicanos da Paraíba espera que o professor consiga implantar políticas que deram certo por lá para melhorar os números da área por aqui.

Experiência 
O professor é doutorando em Ciências da Educação pela Universidade do Minho – UMinho (Portugal). Mestre em Gestão e Avalição da Educação Pública pelo CAEd/UFJF-MG (2016). Possui Especialização em Gestão e Avaliação pelo CAEd/UFJF-MG (2010). É Graduado em Ciências com Habilitação em Matemática pela Universidade Regional do Cariri (2001).

Em artigos mais recentes, escreveu sobre Justiça como equidade na escola e Gestão e Liderança em tempos de crise.

Exerceu a função de professor de Matemática, Ciências e Física em escolas públicas e privadas (1997 a 2008). Trabalhou na Associação Cristã de Base – ACB (2005 a 2008). Exerceu o cargo de Diretor Escolar da EEFM Padre Luis Filgueiras (2009 a 2012). Coordenou a CREDE 16 – Iguatu (2012 a 2015). Atualmente coordena a CREDE 20 – Brejo Santo (desde 2015).

Ouça áudio: