Pacheco desembarca na Paraíba como presidente da República nesta sexta-feira (10)

Bolsonaro participa da 9ª edição da Cúpula das Américas, em Los Angeles.

Foto: O Globo

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), assumiu interinamente, ontem (8), a Presidência da República, em função da viagem internacional do presidente Jair Bolsonaro aos Estados Unidos.

Bolsonaro participa da 9ª edição da Cúpula das Américas, em Los Angeles.

Como presidente, Pacheco desembarca, na Paraíba, nesta sexta-feira (10). Oficialmente, vem participar do 2º Encontro do Conselho Nacional do Poder Legislativo Municipal das Capitais (Canalec). Ele vai falar sobre a necessidade de reformas e os aspectos políticos e econômicos que impactam a vida dos brasileiros.

Depois do evento, pela manhã, o presidente do Senado tem destino certo: Campina Grande. Segue com a colega de partido, a senadora Daniella Ribeiro (PSD). A partir daí os tons político-eleitorais ganham espaço.

Há previsão também de um encontro com o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB), que é 1º vice-presidente do Senado, e estará como presidente em exercício da Casa. A Fiep deve ser o palco do encontro.

Pacheco

Esta é a segunda vez que Rodrigo Pacheco assume a Presidência da República em caráter interino. A primeira ocorreu no início de maio, com a viagem de Bolsonaro a Guiana. Na ocasião, Mourão estava no Uruguai e Lira, nos Estados Unidos.

De acordo com o artigo 80 da Constituição, em caso de impedimento do presidente e do vice-presidente, ou vacância dos respectivos cargos, serão sucessivamente chamados ao exercício da Presidência o presidente da Câmara dos Deputados, o do Senado Federal e o do Supremo Tribunal Federal (STF).

Hamilton e Lira

Pacheco assumiu porque o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, está em visita oficial à Espanha, até o próximo sábado (11), e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, segundo na linha sucessória, está na comitiva de Bolsonaro.