Chineses querem construir ponte ligando Cabedelo ao litoral norte da Paraíba e estaleiro em Lucena

O anúncio do governador João Azevêdo (PSB) foi feito nesta quinta-feira (27), em coletiva para prestar contas da viagem de mais de 10 dias que fez à China.

Foto: Angélica Nunes

O governador João Azevêdo (PSB) disse que empresários chineses estão interessados em construir uma ponte de ligação entre a cidade de Cabedelo, na Região Metropolitana de João Pessoa, e o litoral norte da Paraíba. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (27), em coletiva para prestar contas da viagem de mais de 10 dias que fez à China. Ainda na região, segundo o gestor, há interesse também interesse na instalação de um estaleiro para tratamento e distribuição de peixes.

A construção de uma ponte ligando Cabedelo a Lucena já foi anunciada em governos anteriores, mas nunca avançou. Segundo governador, a proposta debatida com a empresa chinesa CRCC também pode fomentar a mobilidade para a região de Santa Rita.

Atualmente, quem precisa se deslocar de Cabedelo a Lucena precisa usar a balsa. Já os caminhões que saem do Porto de Cabedelo precisam atravessar toda Cabedelo, passar por João Pessoa e seguir viagem em sentido a Recife ou Natal, passando por Bayeux e Santa Rita.

“Estamos elaborando um estudo para fazer ligação da praia de Jacaré, onde hoje tem os barcos, para o outro lado. Você não só atenderia a ligação de João Pessoa até a PB-011 e até a BR-101, bem como ligaria João Pessoa a Lucena e a BR-101. Qualquer carga que saia do Porto de Cabedelo só precisaria usar a rodovia até Intermares e já sairia em direção a Santa Rita. É um projeto que estamos trabalhando”, explicou.

A ponte integra a lista de projetos constantes no Plano Estadual de Parceria Público-Privada do Estado da Paraíba, em vigor desde janeiro de 2021 no estado.

Estaleiro

Com relação ao estaleiro, João Azevêdo disse que também não é mesmo que foi prospectado em 2019, junto a uma empresa americana, em parceria com a chinesa MCYY. A proposta debatida pelo governo da Paraíba, com empresários chineses é que o estaleiro funcione como uma espécie de terminal pesqueiro.

“Dessa vez é só a MCYY que quer  apresentar um projeto para implantação e conservação de barcos de pesca e um projeto de terminal de pesca, onde faz a pesca, processa todo o produto e o produto já sai pronto para o consumo”, comentou.

O projeto antigo seria para construção de um estaleiro de reparos de navios de médio e grande porte. A proposta, inclusive, já havia recebido, em janeiro de 2022, autorização prévia da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).