Governo federal determina ponto facultativo em jogos da Seleção feminina na Copa do Mundo

Conforme a portaria, os servidores públicos poderão se ausentar no horário dos jogos da seleção feminina e retornar ao trabalho até duas horas depois do fim da partida, e essas horas terão que ser compensadas até o dia 29 de dezembro.

(Foto: Talita Gouvêa/CBF)

De forma inédita, o governo federal resolveu liberar o expediente nas repartições públicas federais para que os servidores possam acompanhar os jogos da Seleção Brasileira Feminina de futebol na Copa do Mundo, que será realizado na Austrália e Nova Zelândia. A portaria, do Ministério da Gestão e Inovação, foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (18).

A medida vale apenas para os órgãos e entidades integrantes da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, incluindo servidores, empregados, contratados temporários e estagiários.

Conforme a portaria, os servidores públicos poderão se ausentar no horário dos jogos e retornar ao trabalho até duas horas depois do fim da partida, da seguinte forma:

  • Jogo que começar até 7h30 – expediente terá início às 11h.
  • Jogo iniciado às 8h – expediente começará ao meio-dia.

A compensação das horas não trabalhadas irá ocorrer no período de 1º de agosto a 29 de dezembro de 2023. O agente público que não compensar as horas usufruídas sofrerá desconto na sua remuneração, proporcionalmente às horas não compensadas.

O torneio ocorre entre os dias 20 de julho e 20 de agosto. Mas a estreia da seleção brasileira feminina ocorre no próximo dia 24, contra o Panamá. A equipe está no Grupo F, que conta ainda com França e Jamaica (veja tabela abaixo).

O Conversa Política entrou em contato com o governo do estado e prefeitura de João Pessoa. Até o momento não há definição se eles vão seguir a determinação federação.

Quando serão os jogos do Brasil na Copa do Mundo Feminina

Partida Horário Data
Brasil X Panamá 8h 24 de julho
Brasil X França 7h 29 de julho
Brasil X Jamaica 7h 2 de agosto