Prefeitura de João Pessoa vai permitir passagem de veículo no Largo de Tambaú

Por LAERTE CERQUEIRA e ANGÉLICA NUNES 

Prefeitura de João Pessoa vai permitir passagem de veículo no Largo de Tambaú
Foto: Kleide Teixeira. Acervo PMJP

A prefeitura de João Pessoa vai permitir a passagem de veículos no Largo de Tambaú, na Orla de João Pessoa. A data da mudança ainda não foi confirmada, mas de acordo com o secretário de Planejamento da cidade, José Willian, vai acontecer depois que as ruas no entorno, e que dão acesso à praia, receberem nova pavimentação, sinalização e quando as áreas de estacionamento na região forem modificadas. O estudo está sendo feito.

O retorno dos veículos será em horários específicos, afirmou o secretário, em entrevista à Rádio Arapuã. O trecho ficará fechado nos períodos de maior movimentação das pessoas, que usam o espaço para lazer, conversa ou atividade física.

A abertura para carros, em momentos pré-determinados, era prevista no projeto original, apresentado pelo gestão do ex-prefeito Luciano Cartaxo (PV), mas, com a ocupação da população, de famílias, ainda na execução da obra, houve uma modificações no projeto e a passagem de veículos passou a ser proibida.

A ocupação natural foi de uma população carente de espaços abertos de lazer, gratuitos. Por isso, a gestão atual, de alguma maneira, precisa ter sensibilidade com este movimento.

Em várias cidades do Brasil e do mundo, as ações são justamente para ampliar esses espaços para as pessoas e não para carros. Muitos “invejam” esses lugares nas viagens que fazem de turismo pela Europa e EUA, mas quando estão “em casa”, e há um “obstáculo” ao desfile dentro do veículo, reclamam.

A prefeitura pode até permitir a passagem de veículos naquele pequeno trecho (o que no nosso ponto de vista é desnecessário e um retrocesso), mas precisa garantir a segurança e a manutenção do livre acesso do pedestre, das crianças, dos idosos que já adotaram o ambiente para momentos agradáveis de conversa, brincadeira e encontros.

O secretário afirmou que a Semob fará uma campanha educativa quando a mudança for colocada em prática e que a segurança para todos será garantida. A velocidade permitida será a menor possível, de acordo com José Willian.

Veja como era o projeto: