PSB prefere não confirmar aliança com Cícero Lucena em 2024 e ‘joga a bola’ para João Azevêdo

O presidente estadual do PSB, Gervásio Maia, afirmou, ao Conversa Política, que tem evitado a polêmica, mas confirmou que há essa orientação da Executiva Nacional para o lançamento de candidaturas próprias “onde for possível”

Foto: divulgação/Tibério Limeira

As mudanças na Executiva do PSB de João Pessoa lançaram um campo fértil de especulações de uma revisão da aliança do partido com o prefeito Cícero Lucena (PP) para a disputa em 2024.

Isso porque a Executiva Nacional do PSB, comandada por Carlos Siqueira, orientou os diretórios a lançar o maior número de candidatos majoritários (prefeito) e proporcionais (vereador) possível no próximo ano.

A determinação coloca “sob análise” a aliança de João Azevêdo com Cícero, que estiveram juntos nos dois últimos pleitos: o de 2020, no qual Cícero foi eleito; e o de 2022, quando governador foi reeleito.

A condução das articulações políticas em João Pessoa passaram ao comando de Tibério Limeira, em substituição a ex-vereadora Sandra Marrocos.

Secretário de Administração no governo João, o ex-vereador prefere não cravar que o partido estará em aliança com o projeto de reeleição de Cícero Lucena em 2024, apesar de o PSB apoiar a gestão atualmente. “Nós já temos essa aliança, tendo, inclusive, o vice-prefeito filiado ao nosso partido”, disse Limeira.

Ao Conversa Política, ele disse que a meta é reorganizar núcleos de bairro do partido, realizar encontros com os movimentos sociais e dialogar com as lideranças partidárias para que o grupo “possa tomar as melhores decisões e escolher os melhores caminhos para fortalecer o nosso partido e o nosso projeto em 2024”.

PSB da Paraíba

O presidente estadual do PSB, Gervásio Maia, afirmou, ao Conversa Política, que tem evitado a polêmica, mas confirmou que há essa orientação da Executiva Nacional.

Apesar dos encaminhamentos nacionais, o socialista disse que alianças estratégicas serão respeitadas, com as firmadas com os Progressistas.

É importante que a gente considere os partidos que estiveram com a gente na grande vitória do governador João Azevêdo no ano passado. São partidos importantes e dentro desse sentimento do governador, que se caracteriza pela serenidade e diálogo, a gente vai conversar para ver o que traz mais força para o partido”, ponderou Gervásio Maia.

Além de João Pessoa, o PSB estadual também fez mudanças no diretório do partido em Campina Grande e em alguns postos da executiva estadual. Tudo, reiterou Gervásio Maia, com o objetivo de contemplar os eleitos no passado e reposicionar o partido para 2024.