Queiroga diz que Brasil vai receber antiviral contra varíola dos macacos

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que o Brasil vai receber um antiviral para combate ao surto de varíola dos macacos no país.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, durante entrevista coletiva sobre a metodologia de distribuição de doses da vacina Covid-19.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que o Brasil vai receber um antiviral para combate ao surto de varíola dos macacos no país. A informação foi publicada pelo paraibano em seu perfil no Twitter nesta segunda-feira (1º).

O Ministério da Saúde receberá, por intermédio da OPAS (@pahowho), o antiviral tecovirimat para reforçar o enfrentamento ao surto de Monkeypox no Brasil 🇧🇷. Serão contemplados casos mais graves em um primeiro momento”, publicou Queiroga.

Uma pesquisa publicada na revista científica “The Lancet Infectious Diseases”, do grupo “The Lancet”, apontou que o antiviral tecovirimat se mostrou promissor em reduzir a duração dos sintomas e o tempo em que pacientes com a varíola dos macacos são capazes de infectar outras pessoas.

Os pacientes tratados com o tecovirimat, segundo o estudo, tiveram duração menor dos sintomas e expeliu vírus por menos tempo pelo trato respiratório superior (nariz, faringe, laringe e parte superior da traqueia).

O g1 questionou o Ministério da Saúde quando ocorrerá a distribuição do medicamento, quantas doses serão importadas e quais grupos, de fato, serão contemplados, mas ainda não obteve resposta da pasta.

Varíola na Paraíba

A Paraíba ainda não tem casos confirmados da doença. Um caso suspeito vem sendo investigado pela Secretaria de Saúde em João Pessoa. Trata-se de um jovem de 25 anos, que foi atendido em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da capital com sintomas sugestivos para a varíola.

Conforme a SES, outros dois casos suspeitos também eram investigados, mas foram descartados após o resultado dos exames.

*Com informações do g1