TRE-PB define data de novas eleições para vereador em Boqueirão e Mãe D’Água

Ficou estabelecido pelo TRE-PB que os eleitores de Boqueirão e Mãe D’Água vão às urnas no dia 12 de novembro.

TRE-PB. Foto: Francisco França

O pleno do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) definiu, nesta quinta-feira (27), a data para a realização de novas eleições para o cargo de vereador nos municípios de Boqueirão, no Agreste paraibano, e Mãe D’Água, no Sertão. Ficou estabelecido que os eleitores de Boqueirão e Mãe D’Água vão às urnas no dia 12 de novembro, um domingo, e será utilizado o sistema eletrônico de votação e apuração.

De com a resolução, aprovada pelo TRE-PB, poderá  participar das eleições o partido que até seis meses antes do pleito tenha registrado o seu estatuto no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e possua até a data da convenção órgãos de direção constituído no município de acordo com respectivo estatuto.

Os parlamentares das duas cidades tiveram o mandato cassado pela Justiça Eleitoral por fraude à cota de gênero.

Em Boqueirão, o TRE-PB cassou o diploma e, consequentemente o mandato, de todos os vereadores e os respectivos suplentes eleitos pelo PSD e PP. Foram cassados oito dos 11 vereadores da Casa: Josinaldo Porto (PSD), Teta (PSD), Fábio Rodrigues (PSD), Lito Durval (PSD), Paulo César (PSD), Mikael Leal (PP), Tácio (PP) e Luciano LGA (PP).

em Mãe D’Água, foram cassados oito vereadores do Republicanos. Como mais de 50% dos votos direcionados ao Legislativo foram considerados nulos, o TRE-PB decidiu que um novo pleito fosse realizado.

Diferentemente de Mãe D’Água, os parlamentares de Boqueirão foram mantidos no cargos até que seja realizada a eleição suplemente, porque houve divergência entre os membros do Pleno.