Parlamentares precisam cobrar conclusão da “triplicação” da BR-230, entre Cabedelo e João Pessoa

A obra foi anunciada com festa em 2016 e começou em março de 2017, parou em 2019, depois de um ano, recomeçou, por meio de um convênio feito com um Exército, com um projeto adaptado. Continua a quilômetros do fim.

Triplicação da BR-230 em Cabedelo / Foto: reprodução

A bancada federal paraibana se reúne nesta terça-feira (08), no início da noite, em Brasília, para discutir para onde vão os recursos das emendas do grupo de senadores e deputados federais, previstas para o Orçamento de 2023.

O governo da Paraíba, por meio da governadora em exercício, Lígia Feliciano (PDT), vai levar a proposta para destinação de dinheiro, por meio das emendas, para cinco obras principais.

São elas: a construção do Ramal Piancó (3ª entrada-transposição do São Francisco), implantação do Arco Metropolitano de João Pessoa, construção do Hospital de Clínicas e Traumatologia do Sertão e do Hospital de Clínicas e Maternidade de Campina Grande, além da construção da Vila Olímpica de Guarabira.

E a triplicação da BR-230?

Fora dessa lista do governo, que faz uma sugestão, uma obra precisa entrar na pauta de discussão dos senadores e deputados federais: a conclusão da triplicação da BR-230, entre Cabedelo e João Pessoa.

O que está acontecendo é vergonhoso para a classe política, responsável pela solução desse tipo de problema.

A obra foi anunciada com festa em 2016 e começou em março de 2017, parou em 2019, depois de um ano, recomeçou, por meio de um convênio feito com um Exército, com um projeto adaptado. A liberação foi de uma parte dos recursos. De lá para cá, muitos aditivos e nada de conclusão. Continua a quilômetros do fim.

Aliás, a parte que começou a ser feita com alguns viadutos, entre a área central de Cabedelo e Intermares, tem um aspecto de inconclusiva, mal feita e insegura. À noite, a sinalização e a iluminação são insuficientes.

Vem mais um verão, estação mais esperada, e já está posto o cenário de incompetência do governo federal (obra foi planejada com Dilma, passou por Temer e Bolsonaro), responsável pela obra, e da classe política paraibana que parece não ter pressionado o suficiente.

E olha que estamos falando da BR que leva os turistas aos melhores e mais badalados pontos turísticos da Paraíba, no Litoral.

A construção 

A construção estava orçada, inicialmente, em mais de R$ 255 milhões. Ela deveria se estender por cerca de 28 km e, além da triplicação (ampliação de uma faixa), previa-se a construção de 13 viadutos.

O projeto previa ainda novas faixas e a construção de 14 passarelas para pedestres. Com o alargamento da rodovia, os viadutos de Manaíra, UFPB e Cristo seriam ampliados para acomodar as novas vias.

Tudo “lindo” até o Oitizeiro, na saída da cidade. Talvez fique boa parte na fase de projeto.

Situação atual 

São quatro viadutos em Cabedelo. A obra ainda não chegou, efetivamente, em João Pessoa e já se espera uma redução de mais de 50% do prometido.

E agora? 

Agora, governo federal prepara mais um Orçamento. Parlamentares discutem mais uma vez destinação e emendas.

Muitas são as prioridades e as promessas de campanha que precisam ser cumpridas. Mas, uma coisa é certa, algum atitude precisa ser tomada para resolver esse “nó” no meio da Região Metropolitana de João Pessoa.

Se não vai seguir com o projeto inicial adiante, que, pelo menos, sejam executadas melhorias na sinalização, na iluminação dos trechos e que seja feito acabamento descente no trecho com intervenção.