De supersecretário a governador da Paraíba; confira trajetória de João Azevêdo

Posse do governador eleito será realizada nesta terça-feira.

João Azevedo participou do II Fórum de Governadores, em Brasília (Foto: PSB/Assessoria de Comunicação)
De supersecretário a governador da Paraíba; confira trajetória de João Azevêdo
Ricardo Coutinho foi o principal cabo eleitoral para a vitória de João Azevêdo ao governo da Paraíba. Foto: Divulgação

Eleito governador da Paraíba para os próximos quatro anos, o engenheiro João Azevêdo (PSB) toma posse no cargo nesta terça-feira (1º), em solenidade que será realizada no Teatro A Pedra do Reino, localizado no Centro de Convenções, em João Pessoa, a partir das 15h. Escolhido com 58,18% dos votos válidos (1.119.758 dos totais) ainda no primeiro turno das eleições, realizadas no dia 7 de outubro, o socialista terá à frente a missão de conduzir o projeto socialista, iniciado há dois mandatos pelo governador Ricardo Coutinho (PSB), seu principal cabo eleitoral.

Natural de João Pessoa, João Azevêdo Lins nasceu em 1953. É formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em 1979, possui pós-graduação em Metodologia do Ensino Técnico e lecionou como professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB).

Durante sua carreira ocupou cargos como diretor da Divisão de Planejamento Habitacional do Instituto de Assistência à Saúde do Servidor (Ipep), nos anos de 1980 a 1983; secretário de Serviços Urbanos de João Pessoa (1986 e 1989), secretário de Planejamento de Bayeux (2003) e secretário da Infraestrutura de João Pessoa (2007 e 2010), na gestão de Ricardo Coutinho como prefeito da capital.

Supersecretário

Foi a partir de 2011 que João Azevêdo adentrou no projeto socialista em nível estadual, quando foi nomeado secretário estadual do Meio Ambiente, dos Recursos Hídricos e da Ciência e Tecnologia. Em 2015, ganhou ainda mais força na cúpula ‘ricardista’ devido à fusão desta pasta administrativa com a Secretaria de Infraestrutura. Naquele momento, já preparado como sucessor de Ricardo Coutinho para o pleito de 2018, João passou a exercer o cargo de ‘supersecretário’ da Infraestrutura, dos Recursos Hídricos, do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia do Estado da Paraíba.

João deixou a pasta em abril deste ano para concorrer na disputa ao cargo de governador do Estado da Paraíba nas Eleições Gerais, sendo sua candidatura confirmada na Convenção estadual do PSB no mês de agosto. Com o apoio da estrutura do governo, Azevêdo venceu adversários políticos como o senador José Maranhão (MDB) e o Lucélio Cartaxo (PV), que é irmão do prefeito da capital, com 58,18% dos votos.

Programação da posse

Já com o status de governador diplomado – a solenidade foi realizada no último dia 18 de dezembro, João Azevêdo tomará posse, ao lado da novamente vice-governadora Lígia Feliciano (PDT), nesta segunda-feira. A programação da posse contará com três solenidades, iniciadas a partir das 10h com a uma celebração ecumênica, no hall do Teatro A Pedra do Reino, com lideranças da Igreja Católica, Evangélicos, Espiríticas e de Matizes Africanas.

Já às 15h, será realizada, no Teatro A Pedra do Reino, a cerimônia de posse. A sessão solene é conduzida pela Assembleia Legislativa da Paraíba. Para finalizar, será realizada às 17h, a solenidade de transmissão de cargo e revista às tropas, em frente ao Palácio da Redenção.

As três solenidades serão transmitidas em tempo real nas redes sociais do governador eleito: em sua página no Facebook, no Instagram e no Twitter. As solenidades também serão transmitidas, em tempo real, nas frequências 1.100 AM e 105.5 FM, da Rádio Tabajara.

Projeto socialista

Um das missões destacadas por João Azevêdo desde a campanha governamental e que será prioridade em seu governo diz respeito à necessidade de dar continuidade ao projeto socialista, conduzido por Ricardo Coutinho na Paraíba nos últimos oito anos.

Este foi o foco também nas duas transmissões ao vivo que fez, em suas redes sociais, para divulgar os nomes do seu futuro secretariado. Nas duas listas, exceto com algumas mudanças para contemplar novos aliados de campanha, poucos nomes foram mudados, sobretudo em pastas estratégicas do núcleo ‘girassol’, como Finanças (Amanda Araújo), Administração (Livânia Farias), Saúde (Cláudia Veras), Educação (Aléssio Trindade) e Planejamento e Procuradoria (Gilberto Carneiro).