Delegados são realocados após ‘canetada’ de Ricardo; Adepdel critica mudanças

Novas designações foram feitas pelo delegado-geral da Polícia Civil da Paraíba

Concurso da Polícia Civil divulga segunda chamada para curso de formação
Delegados são realocados após 'canetada' de Ricardo; Adepdel critica mudanças
Sede da Acadepol; Foto: Francisco França

Os delegados exonerados pelo governador Ricardo Coutinho (PSB) e renomeados para outros cargos nesta quarta-feira (31) foram realocados pelo delegado-geral da Polícia Civil da Paraíba, João Alves. A ‘dança das cadeiras’ feita pelo governador provocou uma nota de repúdio da Associação de Defesa das Prerrogativas dos Delegados de Polícia da Paraíba (Adepdel), que criticou a intervenção do governo na autonomia da categoria.

A nota se refere diretamente à situação do delegado Lucas Sá, até então titular da Delegacia de Defraudações e Falsificações (DDF). Ele é responsável, dentre outras ações de repercussão pública, pela Operação Cartola. O trabalho foi desencadeado no dia 9 de abril, quando a Polícia Civil e o Ministério Público da Paraíba revelaram um grande esquema de manipulação de resultados no Campeonato Paraibano.

O caso acabou respingando no governador Ricardo Coutinho, que teria, segundo reportagem do programa Esporte Espetacular, da TV Globo, exibido no último domingo (28), conhecimento das fraudes nos resultados. Ele foi citado em uma conversa do ex-diretor do Botafogo, Breno Morais, mas, em nota, negou qualquer interferência nos resultados dos jogos.

Com as mudanças, Lucas Sá passará a responder como delegado adjunto da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas da Capital. A DDF agora ficará sob a tutela de João Ricardo Moreira, que era delegado adjunto. A sua ex-adjunta na DDF, Vanderleia Gadi, irá para a Delegacia Especializada da Infância e Juventude de João Pessoa.

Outras realocações

O delegado Hugo Helder Porto foi realocado para a Delegacia Especializada de Crimes Contra a Pessoa. Ademir Fernandes vai responder como adjunto. Já Flávio Craveiro Vasconcelos responderá pela Delegacia de Crimes contra a Ordem Tributária. A delegada Emília Oliveira Mello ficará responsável pela Delegacia de Atendimento à Mulher de Bayeux.

Delegados criticam

O presidente da Adepdel, delegado Steferson Gomes, emitiu nota nesta quarta-feira para se manifestar sobre as exonerações, de cargos em comissão, de Delegados de Polícia. Para a categoria, um dos mais graves problemas da Polícia Civil é a falta de autonomia gerencial e as constantes ingerências do atual Secretário de Segurança, que ocupa um cargo político, nas “escolhas” de nomes que dão “resultados”. “Afinal, a Polícia Civil tem um delegado-geral, que é o chefe da instituição”, pontua.

Em outro trecho, a Adepdel usa o caso de Lucas Sá como exemplo, afirmando que a DDF, subordinada a 1ª Superintendência Regional de Polícia Civil, é a que mais produz no Estado e ele é o Delegado com maior produtividade na Polícia Civil. Ao fim, a associação pede que Cláudio Lima reveja as demandas da categoria já que, segundo ela, mais de 98% estão insatisfeitos com o tratamento dado pela Secretaria de Segurança à Polícia Civil.

A reportagem do JORNAL DA PARAÍBA entrou em contato com assessoria do secretário Cláudio Lima, mas até às 10h da manhã desta quinta-feira ele não se posicionou sobre as declarações da Adepdel.

Confira a lista completa das mudanças das delegacias da Paraíba:

Roberta Gouveia Neiva de Miranda – 1ª Superintendência Regional de Polícia Civil, em João Pessoa

Lucas Sá de Oliveira – Delegado adjunto de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas (DRFVC) de João Pessoa

Maria Vanderleia Gadi – Delegada adjunta da Infância e Juventude de João Pessoa

João Ricardo Moreira Monteiro da Franca – Delegado de Defraudações e Falsificações (DDF) de João Pessoa

Hugo Hélder Porto Barreto – Delegado de Crimes contra a Pessoa ( Homicídios) de João Pessoa

Ademir Fernandes de Oliveira Filho – Delegado adjunto de Crimes contra a Pessoa (Homicídios) de João Pessoa

Flávio Craveiro Vasconcelos de Barros – Delegado de Crimes contra a Ordem Tributária de João Pessoa

Maria da Conceição Casado da Silva – Delegada de Atendimento à Mulher de Cabedelo

Antônio de Arruda Brayner Neto – 2ª Delegacia Seccional de Polícia Civil, Zona Sul de João Pessoa

Everaldo Barbosa de Medeiros Filho – 3ª Delegacia Seccional de Polícia Civil, Cabedelo

Reinaldo Nóbrega de Almeida Júnior – 5ª Delegacia Seccional de Polícia Civil, Santa Rita

Pedro Ivo Soares Bezerra – 10ª Delegacia Seccional de Polícia Civil, Campina Grande

Emília Oliveira Mello – Delegada de Atendimento à Mulher, Bayeux

Bergson Almeida de Vasconcelos – Delegacia do Consumidor

Adriana Guedes de Araújo Lima – Adjunta da 5ª Delegacia Distrital (DD), Bayeux

Cláudia Germana Santos Silvino – Delegada adjunta de Atendimento à Mulher, Zona Sul de João Pessoa